Justiça Eleitoral cassa prefeito e vice eleitos de Indaial

Botões de Compartilhamento

O abuso de poder político foi o argumento do Ministério Público Eleitoral aceito pelo juiz Gustavo Bristot de Mello, da 15ª Zona Eleitoral, para cassar o prefeito eleito de Indaial (SC), Silvio César da Silva (PL), e o vice eleito, Jonas Luiz de Lima (PSD). O MPE acusa o prefeito, André Luiz Moser (PL), de ter favorecido seus candidatos na eleição municipal.

O vice eleito Jonas de Lima, o prefeito André Moser e o prefeito eleito Silvio César da Silva, que foram punidos pela Justiça Eleitoral. Reprodução/Redes Sociais

De acordo com o MPE, a data da inauguração da ponte Vice-prefeito Zelir Nezi, o Tirol, no dia 22 de setembro deste ano, remete ao número do partido dos candidatos à prefeitura.

“O evento de inauguração foi utilizado como instrumento de campanha eleitoral mediante associação e atuação coordenada entre os representados”, declarou o MPE na petição, e ainda acrescentou que o prefeito “desempenhou papel central e de principal articulador político na campanha eleitoral de Silvio e Jonas, tendo por objetivo associar os feitos da atual gestão com a propaganda eleitoral dos candidatos da coligação”.

O juiz determinou a cassação do registro de Silvio e Jonas, eleitos em outubro, e também declarou a inelegibilidade do prefeito e dos dois eleitos até 2032. 

A determinação é para a realização de novas eleições, depois de transitado em julgado os recursos, que cabem aos três políticos no Tribunal Regional Eleitoral, em Florianópolis (SC), e no Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília (DF).

Em nota, o prefeito Moser manifestou “surpresa e preocupação em relação a recente decisão do judiciário local em relação ao resultado das eleições municipais”. Para ele, o resultado das eleições “representa o exercício legítimo e soberano da vontade popular e é necessário que seja respeitado”. ele garantiu, em nota, que entrará com recurso.

Fonte: SCC10

Notícias mais lidas

Defesa Civil alerta: frio intenso atinge SC com mínimas de até -4°C e risco de geada

Carro de músico Agnaldo Lima pega fogo na madrugada e equipamentos de trabalho são destruídos

Jovem William Neppl, de 21 anos, morre após uma semana internado na UTI

Rio Negrinho amanheceu congelante registrando temperatura negativa

Morre Juliana Marins, brasileira que caiu em trilha na Indonésia

Últimas notícias

AMA promove 3ª Feijoada Solidária em Rio Negrinho para custear terapias de autistas

Sistema Siga e Pare é implantado na Serra Dona Francisca nesta quinta-feira (3); saiba mais

Governo de SC encaminha à Alesc projeto de lei para cadastro de pessoas em situação de rua

Homem morre soterrado por tijolos durante construção de igreja em SC

Giro do Agro reúne agricultores no Rio Antinha em mais uma ação de aproximação com o setor rural

Meningite: entenda como fica vacinação com ACWY após mudança nas doses