Justiça Eleitoral cassa prefeito e vice eleitos de Indaial

Botões de Compartilhamento

O abuso de poder político foi o argumento do Ministério Público Eleitoral aceito pelo juiz Gustavo Bristot de Mello, da 15ª Zona Eleitoral, para cassar o prefeito eleito de Indaial (SC), Silvio César da Silva (PL), e o vice eleito, Jonas Luiz de Lima (PSD). O MPE acusa o prefeito, André Luiz Moser (PL), de ter favorecido seus candidatos na eleição municipal.

De acordo com o MPE, a data da inauguração da ponte Vice-prefeito Zelir Nezi, o Tirol, no dia 22 de setembro deste ano, remete ao número do partido dos candidatos à prefeitura.

O vice eleito Jonas de Lima, o prefeito André Moser e o prefeito eleito Silvio César da Silva, que foram punidos pela Justiça Eleitoral. Reprodução/Redes Sociais

“O evento de inauguração foi utilizado como instrumento de campanha eleitoral mediante associação e atuação coordenada entre os representados”, declarou o MPE na petição, e ainda acrescentou que o prefeito “desempenhou papel central e de principal articulador político na campanha eleitoral de Silvio e Jonas, tendo por objetivo associar os feitos da atual gestão com a propaganda eleitoral dos candidatos da coligação”.

O juiz determinou a cassação do registro de Silvio e Jonas, eleitos em outubro, e também declarou a inelegibilidade do prefeito e dos dois eleitos até 2032. 

A determinação é para a realização de novas eleições, depois de transitado em julgado os recursos, que cabem aos três políticos no Tribunal Regional Eleitoral, em Florianópolis (SC), e no Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília (DF).

Em nota, o prefeito Moser manifestou “surpresa e preocupação em relação a recente decisão do judiciário local em relação ao resultado das eleições municipais”. Para ele, o resultado das eleições “representa o exercício legítimo e soberano da vontade popular e é necessário que seja respeitado”. ele garantiu, em nota, que entrará com recurso.

Fonte: SCC10

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Com salários de até R$ 21 mil, Corpo de Bombeiros Militar de SC abre inscrições para concurso nesta quarta

Câmara de Vereadores de São Bento do Sul promove reunião aberta para tratar da UPA e da saúde no município

Legislativo de Rio Negrinho inicia 2026 com primeira sessão plenária na próxima segunda-feira-02

MPSC apura morte de criança em abrigo de Araquari após afogamento em piscina inflável

Investigações sobre maus-tratos a cães na Praia Brava avançam e seguem sob acompanhamento do MPSC

Rio Negrinho marca presença na 6ª Conferência Estadual das Cidades