Comissão de Finanças da Alesc aprova projeto que inclui símbolo do autismo nos uniformes de estudantes com TEA

Botões de Compartilhamento

Reunida na manhã desta quarta-feira (13) em Lages, por meio do Programa Alesc Itinerante, a Comissão de Finanças e Tributação emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 200/2024, do deputado Marcius Machado (PL), que regulamenta a inclusão do símbolo mundial de conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos uniformes dos estudantes autistas da rede estadual de ensino, pública e privada.

O símbolo em questão é o quebra-cabeça colorido, e, conforme o texto, seu uso ficará condicionado à solicitação ou autorização, dos pais ou responsáveis pelo aluno. Segundo o autor, o objetivo da iniciativa é “promover a identificação dos estudantes com TEA no meio escolar e facilitar seu acolhimento durante o ano letivo.”

Sobre o mérito da matéria, ele afirmou que tal identificação favorecerá a “sensação de segurança no ambiente escolar e durante o deslocamento entre a residência e a sala de aula, bem como em eventos coletivos ou excursões escolares”, podendo ainda gerar “mais empatia, conscientização e oportunidades para difusão e conversas sobre o tema”.

A aprovação da matéria teve por base o voto favorável do relator, deputado Jessé Lopes (PL). No documento, ele afirmou que a medida não deve gerar custos consideráveis ao poder público ou às escolas, que ficarão responsáveis apenas por afixar cartazes informativos em suas dependências. “Portanto, verifico que a iniciativa é compatível com as peças orçamentárias, sem qualquer óbice de cunho financeiro ou orçamentário.”

Antes de ir a plenário, o projeto ainda será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; e dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Notícias mais lidas

Defesa Civil alerta: frio intenso atinge SC com mínimas de até -4°C e risco de geada

Carro de músico Agnaldo Lima pega fogo na madrugada e equipamentos de trabalho são destruídos

Jovem William Neppl, de 21 anos, morre após uma semana internado na UTI

Rio Negrinho amanheceu congelante registrando temperatura negativa

Morre Juliana Marins, brasileira que caiu em trilha na Indonésia

Últimas notícias

Grupo “Mãos que Criam” transforma tardes em momentos de arte, cuidado e acolhimento

Confira o filme que estreia no Cine Gracher esta semana

Sargento Indalêncio é homenageado durante reunião do Conseg de Campo Alegre

Acidente entre moto e carro deixa dois feridos em Rio Negrinho

Nova diretoria da Casa da Amizade toma posse em solenidade que acontece neste momento

Prefeitura de Rio Negrinho abre vagas de estágio para estudantes da área de Educação