FOTOS: Recuperação da barragem de Ituporanga avança com primeira comporta restaurada

Botões de Compartilhamento

A Barragem de Ituporanga alcançou um marco importante em sua recuperação com a restauração bem-sucedida da comporta C5, que voltou a operar em plena capacidade. Esse avanço representa a primeira grande etapa do projeto de revitalização iniciado em 5 de novembro e é um passo crucial para garantir maior segurança hídrica e eficiência na gestão das águas da região.

Foto: Divulgação/SDC

Com um investimento de R$ 23 milhões, a reforma da barragem inclui a substituição das cinco comportas, revisão das galerias de concreto, troca da blindagem metálica e a restauração do sistema elétrico. Um dos grandes diferenciais do projeto é a implantação de um sistema de automação, que permitirá a operação remota da barragem sob a supervisão da Defesa Civil, proporcionando mais agilidade e precisão, especialmente em momentos de chuvas intensas.

“A recuperação da Barragem de Ituporanga é um passo fundamental para garantir a segurança hídrica da região e evitar danos causados por eventuais enchentes. A restauração da comporta C5 é um avanço importante nesse processo, e a previsão é que as próximas etapas tragam ainda mais eficiência ao controle das águas. Estamos comprometidos com a melhoria da infraestrutura e com a proteção das comunidades”, afirmou Fabiano de Souza, Secretário da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina.

A obra está dividida em duas fases. A primeira fase, que já começou, se concentra nas ações emergenciais e inclui a restauração das comportas C4 e C5. Com a conclusão da C5, o foco agora se volta para a restauração da comporta C4, com previsão de conclusão dessa etapa em até 40 dias. “Estamos seguindo dentro do cronograma, com toda a estrutura necessária mobilizada para garantir o cumprimento dos prazos”, concluiu Fabiano de Souza. 

A recuperação da barragem é uma ação fundamental para melhorar a infraestrutura hídrica da região, oferecendo maior segurança no controle de vazões e no combate a possíveis eventos extremos de clima. Mais um passo importante para a gestão e operação da barragem, trazendo mais segurança e tranquilidade para as comunidades locais. 

Notícias mais lidas

Defesa Civil alerta: frio intenso atinge SC com mínimas de até -4°C e risco de geada

Carro de músico Agnaldo Lima pega fogo na madrugada e equipamentos de trabalho são destruídos

Jovem William Neppl, de 21 anos, morre após uma semana internado na UTI

Rio Negrinho amanheceu congelante registrando temperatura negativa

Morre Juliana Marins, brasileira que caiu em trilha na Indonésia

Últimas notícias

Contribuinte deverá informar código de benefícios fiscais (cBenef) em notas a partir de 1º de setembro

Rio Negrinho terá 2ª edição do Circuito Gastronômico em agosto

Prevenção ao Bullyng e Saúde Mental – Cras Rita Maria Dums promove palestras

Trabalhadores escapam ilesos após incêndio destruir alojamento em SC

Programa Câmbio Verde já arrecadou mais de 88 toneladas de recicláveis em 2025

Inscrições abertas para a Realeza da Festa do Agricultor e Motorista 2025 em Rio Negrinho: categorias adulta e mirim seguem até 11 de julho