Animais silvestres são devolvidos à natureza em São Bento do Sul

Botões de Compartilhamento

Os alunos do programa Protetor Ambiental (PROA), desenvolvido pela Polícia Militar Ambiental aos estudantes da Escola Básica Municipal Emílio Engel, realizaram na última segunda-feira (25), uma saída de campo até a Usina Rio Vermelho de Energia (URVE), localizada na Área de Proteção Ambiental – APA Rio Vermelho.

Durante a visita, os protetores puderam conhecer mais sobre a importância da preservação ambiental e presenciar de perto a soltura de animais silvestres na natureza. Aconteceu a soltura da Coruja-da-igreja, ou Suindara (Tyti furcata), e de um Graxaim ou Cachorro-do-mato (Cerdocyon thous), que foi ambientado em uma área de mata.

Segundo a diretora do Departamento de Meio Ambiente, Viviane Büttelbrun, a saída de campo dos protetores com a soltura dos animais silvestres foi emocionante.

“A reação das crianças ao presenciarem este momento especial que é o retorno dos animais para a natureza foi emocionante. As crianças desempenharam um papel essencial onde vivem, contribuindo com a proteção do meio ambiente em suas casas, escola e comunidade”, explicou. 

A soltura dos animais é realizada através de uma parceria entre a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e Usina Rio Vermelho de Energia (URVE).