Santa Catarina enfrenta um fim de semana de chuvas intensas e persistentes, com risco moderado a alto para alagamentos, enxurradas e deslizamentos em diversas regiões do estado. Segundo a Secretaria da Proteção e Defesa Civil (SDC) e a Epagri/Ciram, as precipitações podem ultrapassar os 200mm a 300mm em áreas mais afetadas, especialmente entre o Extremo Oeste, Alto Vale do Itajaí e a divisa com o Paraná.
CONTINUA DEPOIS DAS PUBLICIDADES
O cenário de instabilidade começa nesta sexta-feira, 6, com a aproximação de uma frente fria. Temporais localizados, acompanhados de ventos intensos e granizo, devem atingir o Grande Oeste e os Planaltos no final da tarde e início da noite. No sábado (7), a chuva será mais persistente e abrangente, reduzindo os riscos de ventos e granizo, mas aumentando os perigos relacionados a alagamentos e enxurradas.
Entre domingo (8), e segunda-feira (9), a precipitação continua em grande parte do estado, com destaque para as regiões próximas à divisa com o Paraná, incluindo o Planalto Norte e o Vale do Itajaí. Esses locais devem registrar os maiores volumes de chuva, agravando a possibilidade de elevação dos rios e ocorrências associadas.
Os altos volumes de chuva previstos podem causar a elevação dos níveis de rios nas principais bacias hidrográficas catarinenses, como a do Rio Itajaí, que pode atingir níveis de alerta no Alto e Médio Vale, com risco de inundações em alguns municípios. Pequenos rios, como nas bacias do Peixe, Chapecó, Irani e Jacutinga, podem transbordar rapidamente, aumentando o risco de enxurradas no Oeste e Meio-Oeste.
Além dos impactos hidrológicos, áreas de declividade acentuada e solo saturado apresentam risco elevado de deslizamentos. A Defesa Civil destaca a vulnerabilidade do Alto Vale do Itajaí e do Grande Oeste, onde a combinação de fatores pode gerar movimentações de massa, afetando diretamente comunidades próximas.
Não perca nenhuma notícia de Rio Negrinho e região: entre em nossos grupos de WhatsApp e fique sempre atualizado!
CLIQUE PARA ENTRAR NO GRUPO