Nesta sexta-feira (13), o Parque Zoobotânico de Brusque recebeu um novo e raro morador: Flok, um Veado-mateiro-pequeno albino, o primeiro registrado com essa condição no Brasil. O animal, encontrado em uma rodovia, destaca-se pela pelagem branca e olhos claros, características que inspiraram seu nome.
Flok será introduzido a um recinto compartilhado com Athena, uma fêmea da mesma espécie, e dois Veados-catingueiros provenientes do Centro de Triagem de Animais Silvestres de Florianópolis (Cetas). Conforme o Zoo, este seria o único Veado-mateiro-pequeno albino do Brasil. Esta condição ocorre de cerca de um a cada 10 mil a 20 mil indivíduos em mamíferos selvagens.
O albinismo de Flok aconteceu devido a fragmentação das populações de animais silvestres e o acasalamento entre indivíduos geneticamente próximos. Esse desvio genético impede com que o veado possa ser reintroduzido à natureza, devido a sua vulnerabilidade.
O Zoobotânico adaptou seu espaço para receber os novos habitantes, reforçando seu papel na preservação de espécies sem condições de voltar ao habitat natural.
Fonte: O Município