Infraestrutura define que passe estudantil segue ativo no fim do ano mesmo fora do período letivo

Botões de Compartilhamento

A Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (SIE) publicou uma resolução que garante a validade do passe estudantil intermunicipal em Santa Catarina durante todo o ano, incluindo o período de férias. Com isso, os estudantes continuarão a usufruir do desconto de 50% nas passagens, mesmo fora do período letivo.

“Isso reforça o compromisso com a acessibilidade educacional e busca facilitar a vida de estudantes catarinenses, mesmo fora do período letivo”, explica o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper.

Sistema de bilhetagem eletrônica será obrigatório

A resolução também determina a obrigatoriedade da implantação do Sistema de Bilhetagem Eletrônica e Georreferenciamento (SBEG) em todo o transporte intermunicipal de passageiros do estado. O objetivo é melhorar o controle de dados, como rotas e quantidade de passageiros, e viabilizar a licitação do transporte público. A medida atende uma recomendação do Ministério Público de Santa Catarina.

De acordo com a SIE, o sistema já está em operação em algumas regiões e em fase de instalação ou contratação em outras. A expectativa é que ele proporcione maior transparência e eficiência ao transporte público.

Quem tem direito ao passe estudantil?

O desconto de 50% no passe intermunicipal é garantido para estudantes regularmente matriculados em instituições reconhecidas pelo MEC, incluindo ensino fundamental, médio, técnico, superior e pós-graduação.

Para se cadastrar, os estudantes devem apresentar documentos como atestado de matrícula, comprovante de residência e documento de identificação válido. O estudante deve procurar a operadora que realiza a linha que atende seu trajeto.

Alterações ampliam benefício

A nova resolução, válida desde 28 de novembro de 2024, permite que o passe estudantil seja utilizado também para atividades extracurriculares, como estágios e projetos de extensão, além do trajeto escola-casa.

Embora o desconto já existisse, a alteração elimina a exigência de o aluno estar no período letivo para utilizá-lo. O limite de passagens é de 50 por mês, com possibilidade de complementação em caso de estágios.

Restrições e condições

•             Uso pessoal e intransferível: O benefício é exclusivo para o estudante cadastrado. O uso por terceiros ou desvio de finalidade pode acarretar a suspensão do cartão e do benefício.

•             Linhas abrangidas: Apenas ônibus intermunicipais urbanos, no trajeto escola-casa ou relacionado a atividades acadêmicas.

•             Ônibus executivos: O benefício não é válido para os serviços diferenciados.

•             Fins de semana: O desconto pode ser utilizado também nesses dias.

•             Bloqueios: O sistema pode bloquear o uso fora do trajeto cadastrado.

Notícias mais lidas

Defesa Civil alerta: frio intenso atinge SC com mínimas de até -4°C e risco de geada

Carro de músico Agnaldo Lima pega fogo na madrugada e equipamentos de trabalho são destruídos

Jovem William Neppl, de 21 anos, morre após uma semana internado na UTI

Rio Negrinho amanheceu congelante registrando temperatura negativa

Morre Juliana Marins, brasileira que caiu em trilha na Indonésia

Últimas notícias

Grupo “Mãos que Criam” transforma tardes em momentos de arte, cuidado e acolhimento

Confira o filme que estreia no Cine Gracher esta semana

Sargento Indalêncio é homenageado durante reunião do Conseg de Campo Alegre

Acidente entre moto e carro deixa dois feridos em Rio Negrinho

Nova diretoria da Casa da Amizade toma posse em solenidade que acontece neste momento

Prefeitura de Rio Negrinho abre vagas de estágio para estudantes da área de Educação