VÍDEO: Navio fica à deriva após cabos de amarração arrebentarem no Porto de Itajaí

Botões de Compartilhamento

Na manhã desta quinta-feira (19), o navio Irenes Resolve, de bandeira libanesa, se soltou do cais do Porto de Itajaí após os cabos de amarração arrebentarem. A embarcação, de 257 metros de comprimento, ficou à deriva no Rio Itajaí-Açu, se aproximando perigosamente da travessia de ferry boat, o que poderia ter causado um acidente de grandes proporções.

Momento em que o navio se afasta do cais (foto: Reprodução

O incidente ocorreu por volta das 7h, quando imagens de câmeras de segurança mostraram o navio se afastando do berço 1 de atracação, operado pela JBS Terminais, e começando a girar no canal. Graças à rápida ação de um prático, que conseguiu subir a bordo da embarcação em movimento, a colisão foi evitada. O prático manobrou o navio, direcionando-o para alto-mar, onde permaneceu fundeado.

Imediatamente após o incidente, um alerta foi enviado a outras embarcações no canal, mas a travessia do ferry boat não precisou ser interrompida. O incidente aconteceu durante o horário de pico da movimentação de passageiros, quando a colisão poderia ter gerado consequências graves.

A Praticagem de Itajaí emitiu um comunicado, confira:

“Por volta das 7h da manhã do dia 19 de dezembro, o navio Irenes Resolve, durante sua operação de carga e descarga no berço JBS1 do Porto de Itajaí, teve seus cabos de amarração rompidos, se afastando da do cais e atravessando para o meio do canal do Rio Itajaí-Açu e indo em direção ao ferry boat, em situação de perigo iminente. Por rádio, o comandante do navio solicitou apoio urgente à Praticagem, que imediatamente acionou os práticos de serviço e os rebocadores da empresa SAAM. A presteza e agilidade no atendimento a essa emergência permitiram o embarque do prático e o início da manobra com os rebocadores para conduzir o navio, em segurança, para a área de fundeio, evitando um acidente de consequências imprevisíveis nas proximidades do ferry boat”.

Este não é o primeiro incidente do tipo no Porto de Itajaí. Em maio de 2022, uma situação semelhante ocorreu durante uma enchente no Vale e Alto Vale, quando a correnteza estava cinco vezes acima do normal.

Notícias mais lidas

Acidente entre carro e motocicleta deixa jovem ferida na BR-280 em São Bento do Sul

Homem é preso por tráfico de drogas em Rio Negrinho

Realeza da 41ª Schlachtfest é escolhida em São Bento do Sul

Bombeiros de Rio Negrinho atendem duas ocorrências graves na SC-112 em sequência na noite de quinta-feira (4)

Irmãos são presos por contrabando em São Bento do Sul

Últimas notícias

Homem de 21 anos é preso após furtar três pacotes de picanha em supermercado de SC

Programa Juro Zero concede R$ 41,6 milhões em crédito e beneficia mais de 8 mil MEIs no primeiro semestre

Quatro duplas de Rio Negrinho participaram do rally

Prefeitura de Rio Negrinho abre vagas de estágio para estudantes da área de Educação

Sai lista de cursos superiores semipresenciais autorizados pelo MEC

São Bento do Sul: Transpão avança com conclusão de projeto executivo e protocolo de licença ambiental de instalação