Além da celebração do nascimento de Jesus, o Natal também é marcado por um de seus símbolos, o Papai Noel. Muito longe do Polo Norte, este personagem veio da Turquia. O Papai Noel teve origem em São Nicolau, um bispo católico do século IV que viveu na cidade de Mira, onde atualmente é território turco.
CONTINUA DEPOIS DAS PUBLICIDADES
Papai Noel é lembrado como um homem bondoso, que presenteava as crianças no dia de seu aniversário, em 6 de dezembro. Com o passar do tempo e as variações em torno da lenda, a data acabou mudando para o 25 de dezembro. Em Rio Negrinho, há mais de 20 anos o servidor público Jaime Junkes anos veste a roupa vermelha, coloca sua barba e faz a alegria das crianças.
Como tudo começou
Jaime contou para a equipe do Jornal Perfil que num ano no começo deste século por um curto tempo suas filhas participaram do Grupo Teatral Arlequim, que tinha uma peça de Natal apresentada no salão paroquial da Igreja Matriz Santo Antônio.
“Minhas filhas pediram que eu fosse o Papai Noel, colocando os presentes embaixo da árvore. Falei para elas que podia ir porque não tinha roupa, mas isso não foi um empecilho: o pessoal do Arlequim providenciou toda a vestimenta. E daí eu fui sem ensaiar nada, apenas para dar uma passada e deixar os pacotes na árvore. Mas o que não imagina é que os Smurfs já tinham outros planos. Ao terminar a apresentação, eles tinham negociado com o pessoal do Colégio São José para eu ir lá, e eu não sabia. Quando cheguei lá percebi que era bom esse contato com as crianças”, conta Jaime. Ele é Papai Noel em vários eventos da cidade e todo dia 24 de dezembro visita diversas casas.
A magia de acreditar no Papai Noel
Jaime acredita que as crianças têm dentro delas a magia do Natal e a figura do Papai Noel é algo que ele gosta de preservar.
“Eu considero que a obediência tem que ser por satisfação, não pelo receio. Então eu incentivo as crianças a serem voluntariamente boas que o mundo vai ficar melhor. Que se ela for boa, a mãe vai ficar mais feliz, o pai vai ficar feliz, consequentemente os irmãos também, e assim o mundo todo vai ficando feliz porque ela foi obediente e deixou alguém feliz. Sempre falo para eles que a obediência é algo importante para a vida”, destaca.
Ele ainda conta que algumas vezes as crianças o colocam em uma “saia justa”com perguntas do tipo se ele veio do Polo Norte, onde estão as renas, situações que ele precisa contornar.
Histórias marcantes
Jaime destaca que houve uma ocasião em que ele, ainda com pouca experiência, recebeu uma criança que lhe disse que não ganharia presente porque o pai não tinha dinheiro. Isso foi algo que marcou, que deixou o Papai Noel triste.
“Não temos como realizar todos os sonhos dessas crianças, e também mentir para ela que o Papai Noel vai levar o presente. E uma outra história que me marcou muito e emocionou muito, foi uma vez que eu estava no Natal Encantado e veio uma criança de São Bento do Sul, ela tinha um problema nas pernas e dificuldade para andar. Esta criança veio pedir para o Papai Noel para ser curada, foi uma sensação horrível, porque eu sabia que não podia atender o pedido dela e também naquele momento não sabia o que falar. A emoção tomou conta de mim e por mais que você queira falar algo positivo para ela a voz embargou e não saia nada”, lamenta ele.
Fatos curiosos
O velhinho rechonchudo, de barba branca e traje de inverno vermelho apareceu pela primeira vez na revista norte-americana Harpers Weekly, no ano de 1881. Mas, um tempo depois, já em em 1931, o desenhista Haddon Sundblom utilizou a imagem em um comercial da Coca-Cola e acrescentou um saco de presentes e um gorro.
Com peças publicitárias bem-humoradas do Papai Noel distribuindo presentes ao redor do mundo, a marca de refrigerantes turbinou suas vendas e lucrou muito. E o Polo Norte? Na verdade, isso surgiu como uma estratégia da Finlândia de estimular o turismo local. Nos anos 1950, o governo daquele país construiu uma vila na Lapônia, que se tornaria o lar do velhinho.
Já o nome Papai Noel é assim em português porque tem suas raízes na língua francesa, em que Noël significa Natal. No inglês, chamado de Santa Claus, vem de uma adaptação de Sinter Klass, como São Nicolau.
Não perca nenhuma notícia de Rio Negrinho e região: entre em nossos grupos de WhatsApp e fique sempre atualizado!
CLIQUE PARA ENTRAR NO GRUPO