Para além de guardar os enfeites de Natal, o Dia de Reis tem importante significado aos cristãos

Botões de Compartilhamento

Se para alguns o dia 6 de janeiro pode ser só mais uma data, para o cristianismo ele é carregado de significado. É quando muitas famílias retiram e guardam os enfeites natalinos, sendo um dia simbólico e uma tradição religiosa, que remete ao nascimento de Jesus. Conhecido como Dia de Reis, a ocasião marca a visita dos três reis magos ao recém-nascido Jesus. É quando a fé cristã celebra a acolhida ao nascimento do Menino Jesus.

A história bíblica contada em Mateus, primeiro livro do Novo Testamento, diz que três magos vindos do Oriente foram guiados por uma estrela até o presépio para homenagear e adorar Jesus. Segundo um artigo escrito pelo o arcebispo de Santa Maria Dom Leomar Antônio Brustolin, não se tem muitos detalhes sobre a origem dos três homens, porém, a partir do século VI, a igreja passou a considerá-los reis e lhes nomeou pessoalmente, atribuindo a cada um deles características próprias. Melchior seria um homem branco, de proveniente da Europa e descendente de Jafé. Já Baltazar teria vindo seria um representante da raça amarela, vindo da Ásia e descendente de Sam. Por fim, Gaspar seria um homem negro, de origem africana e Cam seria o seu ancestral. De acordo com o religioso, essa procura dos três reis magos pelo menino representa as pessoas de diferentes raças, culturas e costumes que pretendem descobrir o mistério da vida e encontrar a verdade.

Outra importante parte da história que é cheia de simbolismos cristãos são os presentes entregues por estes viajantes. Ouro, mirra e incenso foram os itens que Jesus ganhou. Um de cada mago. Vem daí a tradição que conhecemos hoje de dar presentes no Natal. Segundo a religião, ao oferecer ouro, o rei mago Melchior demonstra reconhecimento de que, mesmo ainda bebê, Jesus seria o rei universal — já que esse elemento está ligado à realeza e à riqueza. Dado pelo rei mago Gaspar, o incenso serviu para mostrar que aqueles homens viam o recém-nascido como Deus, uma vez que o item era oferecido somente para as divindades. A mirra, presente do rei mago Baltazar , expressa, além da divindade, a humanidade de Cristo. Ao longo do tempo, a data se tornou popular e marca o encerramento dos festejos natalinos. E, por isso, é nesse dia que muitas famílias se reúnem para desmontar a árvore de Natal.

Notícias mais lidas

Veículo furtado em Rio Negrinho é recuperado em duas horas após registro da ocorrência

Jovem de Rio Negrinho morre aos 24 anos após luta contra doenças crônicas

Rio Negrinho se despede de Cleide Jablonski

Passo a passo para fazer uma mini estufa com garrafa PET

Fiscalização apreende 1,3 tonelada de carnes irregulares em estabelecimentos em São Francisco do Sul

Últimas notícias

BC informa que brasileiros têm R$ 9,13 bilhões em valores para receber

Trinta mil maços de cigarros são apreendidos em SC

Pesquisa nacional aponta que Santa Catarina reduziu em 12% o desmatamento da Mata Atlântica

Homem com mandado de prisão por latrocínio é preso em Rio Negrinho

Copa Municipal de Laço começa dia 25 de maio em Rio Negrinho

Conferência Municipal dos direitos da pessoa idosa acontece no dia 29 no Centro de Excelência em Rio Negrinho