A Prefeitura de São Bento do Sul, por meio dos agentes de endemias da Secretaria de Saúde, identificou o primeiro foco do ano do mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
De acordo com o assessor de Controle de Vetores e Saúde, Lucas Maia, o criadouro foi encontrado na região Central do município. “Assim que o foco foi identificado, os agentes realizaram vistorias em um raio de 300 metros ao redor da área, verificando casas e terrenos baldios. O objetivo foi alertar a população mais próxima ao local e evitar a proliferação do mosquito”, comentou.
Lucas ainda explicou, que em 2024 foram registrados 159 focos de Aedes aegypti. Para combater a proliferação, o município conta com 422 armadilhas espalhadas pela cidade que são inspecionadas semanalmente, além de 86 pontos estratégicos visitados a cada 14 dias pelos agentes de saúde.
“A população deve seguir algumas medidas preventivas para evitar a reprodução do mosquito. Entre elas, estão o uso de tampas em lixeiras, a vedação de depósitos de água, a limpeza regular de piscinas e ralos, além da eliminação de entulhos e objetos que possam acumular água”, explicou.
Em caso de dúvidas ou para realizar denúncias sobre focos do mosquito, a população pode entrar em contato com o setor de endemias pelo telefone (47) 3635-2228 ou pela ouvidoria no (47) 3631-6004.
Orientações para evitar a proliferação do Aedes aegypti