Projeto de prevenção de queimadas de uma equipe de Florianópolis vence Prêmio Mundial da NASA

Botões de Compartilhamento

Em transmissão internacional nesta quinta-feira (16) a agência espacial norte-americana anunciou que uma equipe de nômades digitais reunida em Florianópolis foi a vencedora mundial de uma das nove categorias do NASA Space Apps Challenge, um “Oscar” criado pela agência espacial norte-americana na busca de soluções para o planeta. Concorrendo com quase 10 mil projetos de 185 países, o ‘Team i.O’ se reuniu em outubro na Founder Haus – o hub de inovação global de Jurerê In que tem parceria do Grupo Habitasul – e foi vencedor da categoria “Impacto Local”, com uma solução para prevenção de queimadas no Brasil.

Jan Koeppen, Victoria Moraes e Frank Rolim do Team i.O na transmissão internacional para anúncio dos vencedores do NASA Space Apps Challenge

Três dos cinco integrantes da equipe, composta pela argentina Victoria Moraes, pelos brasileiros Frank Rolim e Raphael Ribeiro, pelo sueco-alemão Jan Koeppen e pelo americano Ryan Zernach, acompanharam o anúncio do prêmio nesta quinta-feira na Founder Haus, onde houve muita comemoração. A entrega do prêmio será dia 4 de junho no Estado de Maryland, nos Estados Unidos. A solução proposta pelo ‘Team i.O’ tem como base dados abertos e em tempo real da NASA e permite a fazendeiros e demais usuários interagirem com esses dados utilizando “linguagem natural”, conversando por voz ou texto com um agente baseado em inteligência artificial, em uma interface similar ao ChatGPT.

Presente nesta quinta-feira na Founder Haus, o porta-voz do time, Frank Rolim, explicou que “após validar a solução com um proprietário de fazenda afetado por graves queimadas recentemente, concluímos que, além de viável, a solução terá um potencial de impacto ainda maior ao ser integrada com ferramentas de comunicação cotidianas do brasileiro, como o WhatsApp”.

Os integrantes da equipe também destacaram a importância da criação de um hub de inovação global em Jurerê In. Fazendo parte do novo conceito de Jurerê Internacional, focado em ampliar a convivência entre as pessoas, o contato com a natureza e a celebração da vida, nasceu em agosto de 2023 a Founder Haus (na tradução do alemão, “Casa dos fundadores”), pelo casal Paloma Lecheta e Nima Kaz em uma parceria entre o hub de investidores globais Jupter e o Grupo Habitasul. O objetivo é conectar startups e investidores que trabalham com soluções voltadas para os principais problemas da humanidade – em sua maior parte, relativos à sustentabilidade. O hub de inovação já conta com quase 500 membros, entre fundadores e investidores nacionais e internacionais.

Notícias mais lidas

Defesa Civil alerta: frio intenso atinge SC com mínimas de até -4°C e risco de geada

Carro de músico Agnaldo Lima pega fogo na madrugada e equipamentos de trabalho são destruídos

Jovem William Neppl, de 21 anos, morre após uma semana internado na UTI

Rio Negrinho amanheceu congelante registrando temperatura negativa

Morre Juliana Marins, brasileira que caiu em trilha na Indonésia

Últimas notícias

Grupo “Mãos que Criam” transforma tardes em momentos de arte, cuidado e acolhimento

Confira o filme que estreia no Cine Gracher esta semana

Sargento Indalêncio é homenageado durante reunião do Conseg de Campo Alegre

Acidente entre moto e carro deixa dois feridos em Rio Negrinho

Nova diretoria da Casa da Amizade toma posse em solenidade que acontece neste momento

Prefeitura de Rio Negrinho abre vagas de estágio para estudantes da área de Educação