A Secretaria de Justiça e Reintegração Social de Santa Catarina autorizou a saída temporária de 301 detentos do regime semiaberto do Complexo Penitenciário da Canhanduba, localizado em Itajaí, no Litoral Norte do estado, em decorrência das fortes chuvas que atingem a região.
A medida, válida por sete dias, foi tomada para garantir a segurança e a integridade física dos internos, considerando os impactos das condições climáticas na estrutura da unidade prisional.
Os detentos do regime semiaberto, que geralmente cumprem pena dormindo na prisão e têm a permissão para trabalhar durante o dia, terão permissão para passar as noites fora da unidade prisional durante esse período.
A medida foi autorizada a partir da quinta-feira (16), após a constatação dos prejuízos causados pelas chuvas em Itajaí, como o alagamento de ruas e danos em equipamentos de saúde, como a Unidade Básica de Saúde Nossa Senhora das Graças e o Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CEPICS), além de um deslizamento de terra que bloqueou o Caminho de Cabeçudas.
Em nota, a Secretaria de Justiça de Santa Catarina informou que a autorização foi concedida em cumprimento a uma portaria judicial, destacando que a segurança dos detentos e a proteção da unidade prisional são prioridades.