Argentinos representam 22% dos turistas neste verão em SC, aponta Fecomércio

Botões de Compartilhamento

Dados levantados pela Fecomércio SC demonstram aquilo que é possível perceber nas praias, ruas, lojas, bares, restaurantes e supermercados: os argentinos invadiram o litoral de Santa Catarina neste verão. Os hermanos representam 22% dos turistas que visitaram os balneários catarinenses nas duas primeiras semanas do ano.

Foto: Secom SC

O número mais que dobrou em relação à temporada passada, quando eles eram 10%. Os dados foram publicados pelo jornal Folha de S. Paulo e fazem parte da Pesquisa de Verão realizada pela Fecomércio SC.

Em relação ao total de estrangeiros em terras catarinenses, a fatia de argentinos é ainda maior: 81%. Os outros 19% são ocupados por uruguaios, chilenos, paraguaios, portugueses e norte-americanos. O principal responsável pela invasão estrangeira é o câmbio.

Com a desvalorização de 27% da moeda brasileira em 2024, ficou mais atrativo para os argentinos passar as férias por aqui. Além disso, os argentinos também estão lidando com uma escalada dos preços frente ao dólar, o que faz com que veranear no litoral de Santa Catarina seja mais barato do que em cidades como Mar del Plata, por exemplo.

Para o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, outro dado importante é o aumento do gasto médio dos turistas estrangeiros. Nesta temporada, a alta é de 37% em relação ao mesmo período de 2024, saltando de R$ 8.416 para R$ 11.532.

“Os argentinos voltaram com tudo. Essa temporada está lembrando os anos 1990, quando havia a paridade entre o peso e o dólar, o que fazia com que eles tivessem grande poder de compra e lotassem todos os anos o nosso litoral”, afirma.

Aumento do número de voos

Também contribuiu para esse movimento o crescimento da malha aeroviária. Apenas no aeroporto de Florianópolis, a concessionária responsável anunciou um aumento de 63% nos voos para essa temporada. Além disso, dois novos destinos internacionais passaram a ter ligação direta com a capital catarinense em 2024: Portugal e Panamá, de onde é possível fazer escala para destinos nos Estados Unidos e no Caribe.

“Embora a maioria dos estrangeiros siga chegando pela via rodoviária, esse crescimento dos voos foi bastante importante. Hoje, durante a temporada, nós temos ligação direta com nove cidades de sete países diferentes”, celebra Dagnoni.

Os voos internacionais com chegada e partida de Florianópolis são para as cidades Buenos Aires, Rosario, Córdoba, Santiago, Montevidéu, Assunção, Lima, Lisboa e Panamá.

Fonte: Rede Catarinense de Notícias

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Lançamento do curta-metragem “Zona de Triagem” emociona público na Cooperativa de Material Reciclável

Colisão entre dois veículos deixa motorista ferido na BR-116, em Mafra

Dois trabalhadores ficam feridos após desabamento de terra em São Bento do Sul

Rio Negrinho instala estação meteorológica para reforçar monitoramento climático

Venda especial encerra calendário de programação da igreja Nossa Senhora Aparecida nesta sexta-feira (28)

Atualização: Serra Dona Francisca é liberada no sistema pare e siga