Na manhã desta terça-feira (21),Um adolescente de 17 anos foi levado ao hospital após ser picado por uma cobra na localidade de Garibaldi, em Jaraguá do Su. O incidente ocorreu em uma área de mata, e a família suspeita que a serpente responsável seja uma jararacuçu, uma das cobras mais venenosas do Sul do Brasil. No entanto, essa informação não pôde ser confirmada, já que o animal não foi localizado.
O Corpo de Bombeiros Voluntários da cidade foi acionado por volta das 9h30min e encontrou o jovem com ferimentos no pé e sintomas de taquicardia (batimentos cardíacos acelerados). Após os primeiros socorros, ele foi encaminhado ao hospital com estado de saúde estável.
Segundo o biólogo Gilberto Ademar Duwe, da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), apenas o sintoma de taquicardia não é suficiente para identificar a espécie da cobra. No hospital, outros sinais clínicos podem ajudar a equipe médica a determinar o antídoto correto com o auxílio do Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIAtox/SC).
A jararacuçu, cientificamente conhecida como Bothrops jararacussu, é a segunda maior serpente do Brasil e possui alta capacidade de injetar veneno, podendo causar complicações graves, como edema, dor intensa, hemorragias e insuficiência renal. Apesar da gravidade associada à espécie, o adolescente de Jaraguá do Sul foi atendido rapidamente e não corre risco de vida.