População reclama do atraso nas faturas da Celesc e contas com valores errados

Botões de Compartilhamento

Moradores de Rio Negrinho entraram em contato com a equipe do Perfil Multi para falar sobre o atraso nas faturas da Celesc e contas com valores errados, alguns moradores relatam que suas contas apresentam o valor R$0,00. Com a preocupação tanto no atraso como no valor errado, as pessoas querem entender o que está acontecendo com as faturas da Celesc. Para quase meio milhão de catarinenses.

Quase meio milhão de catarinenses ficaram sem receber as faturas de energia após uma mudança no sistema comercial da Celesc, ocorrida em 2024. Oito meses depois, 140 mil pessoas ainda estão sendo afetadas pela mudança, considerada a maior na história da empresa.

Em maio do ano passado, a Celesc havia anunciado a transição para um novo sistema comercial, nomeado Conecte, que abrangeria aplicativo e site. Dos mais de 3,5 milhões de clientes, pelo menos 400 mil foram afetados durante a mudança.

O QUE DIZ O GERENTE REGIONAL DA CELESC

A equipe do Perfil, entrou em contato com o Gerente Regional da agência da Celesc de São Bento do Sul, Carlos Alberto Becker Junior, para entender os problemas apresentados nas faturas.

“Estamos com algumas inconsistências pontuais em algumas faturas. Os casos em que vem o valor zerado, as pessoas avaliar o pagamento anterior, sendo que muitas pessoas pagaram contas em duplicidade. Quanto a alguns atrasos, estes estão sendo motivados pelo sistema interpretar que existe alguma divergência no consumo habitual do cliente e acaba ficando retiro para conferência. Nestes casos os clientes não precisam se preocupar, é só aguardar que receberão as faturas represadas sem juros ou multa. Caso observem a cobrança deste, podem procurar uma das nossas lojas para solicitar a correção. O acesso a estas faturas ou conferência podem ser feitas pelo nosso aplicativo”, explica Carlos.

O gerente ainda destaca que outra informação importante, que durante permanecer esta instabilidade no sistema, não será feita nenhum tipo de suspensão no fornecimento por falta de pagamento.

MELHORIAS DO SISTEMA

Entre as melhorias no sistema, estariam o pagamento da fatura via Pix e o acesso aos serviços de forma on-line. No entanto, o problema acabou gerando filas nas unidades presenciais nos últimos meses por pessoas que buscavam uma solução.

A orientação é de que as pessoas que foram afetadas pelo problema busquem pelas faturas no aplicativo da Celesc, pelo número de WhatsApp (48) 99860-0067, ou pelo telefone 0800 048 0120. Para evitar golpes, o gerente ainda orienta os consumidores a acessarem o site oficial da Celesc.