Homem morre após sofrer reação alérgica severa ao comer camarão em Florianópolis

Botões de Compartilhamento

Na tarde de quinta-feira (23), um homem de 37 anos faleceu em Canasvieiras, bairro turístico de Florianópolis, após sofrer um choque anafilático provocado pela ingestão de camarão. O caso foi relatado pelo Corpo de Bombeiros, que informou que a vítima teve uma reação alérgica severa logo após o consumo do alimento, segundo depoimento da esposa.

O incidente aconteceu por volta das 14h, em uma rua próxima à praia. Quando os socorristas chegaram, encontraram o homem já deitado na calçada, em parada cardiorrespiratória. Moradores que estavam próximos começaram a realizar massagem cardíaca até a chegada das equipes de emergência.

O atendimento foi realizado por equipes do Corpo de Bombeiros, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do helicóptero Águia da Polícia Militar, que prestou suporte aéreo. Apesar dos esforços para reverter a parada cardiorrespiratória, que incluíram quase uma hora de tentativas de reanimação, o óbito foi confirmado no local pelo médico do Samu.

As autoridades não divulgaram informações sobre onde o camarão foi consumido ou a residência do homem.

Reações alérgicas e a gravidade da anafilaxia

A anafilaxia é uma condição alérgica grave e potencialmente fatal, com sintomas que podem surgir rapidamente após a exposição ao alérgeno, coceira e vermelhidão, além de inchaços nos olhos e na boca. Também podem ocorrer dificuldades respiratórias, como falta de ar e sensação de sufocamento, assim como sintomas gastrointestinais, como vômitos, diarreia e dor abdominal.

Cerca de 50% dos casos estão associados a alergias alimentares,são provocados por alergias alimentares, incluindo alimentos como camarões, peixes, amendoins, castanhas, leite, trigo, ovos e soja.