São Bento do Sul: Oito focos identificados no primeiro mês de 2025

Botões de Compartilhamento

A Prefeitura de São Bento do Sul, por meio dos agentes de endemias da Secretaria de Saúde, divulgou nesta segunda-feira (3), o boletim atualizado sobre a dengue no município.

O relatório, referente ao período de 1º a 31 de janeiro de 2025, identificou oito focos do mosquito Aedes aegypti e um caso positivo (importado) confirmado de dengue até o momento.

Os focos foram encontrados nos bairros Centenário, Brasília, 25 de Julho, Centro, Colonial, Cruzeiro e Mato Preto. Durante o mês de janeiro, foram registrados 36 notificações de possíveis casos da doença, cinco em investigação e 30 já descartados.

O assessor de Controle de Vetores e Saúde Lucas Maia, alertou para a importância da prevenção.

“Prevenção é a única forma que temos de impedir o Aedes aegypti de se multiplicar. Ter repelente em casa é essencial para combater o mosquito e não ser picado”, afirmou.

Lucas ainda faz um alerta as pessoas que pretendem viajar para outros municípios a tomarem precauções, como o uso de repelentes e a escolha de destinos com baixos índices de contaminação.

“É importante que a população se proteja, principalmente em locais com altos índices de infestação”, explicou.

Orientações

  • Evite usar pratos nos vasos de plantas;
  • Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
  • Mantenha lixeiras tampadas;
  • Deixe os depósitos d’água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
  • Evite bromélias, que acumulam água;
  • Trate a água da piscina com cloro e limpe-a semanalmente;
  • Mantenha ralos fechados e desentupidos;
  • Lave com escova os potes de comida e de água dos animais semanalmente;
  • Retire a água acumulada em lajes;
  • Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em banheiros pouco usados;
  • Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário;
  • Evite acumular entulho, pois ele pode se tornar local de foco do mosquito.

Sintomas

Em caso de sintomas como febre alta, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo, a orientação é procurar imediatamente uma unidade de saúde mais próxima.

Denuncie

Para denúncias de focos do mosquito ou para mais informações, a população pode entrar em contato com o setor de endemias pelo telefone (47) 3635-2228 ou pela ouvidoria no (47) 3631-6004.

Notícias mais lidas

Polícia Militar recupera trator com registro de furto em Rio Negrinho

Vítima de feminicídio, Pricila Dolla será velada na Capela Mortuária de Volta Grande

Autor de disparos contra mulher em Volta Grande é preso em flagrante, confirma delegado

Amigos e familiares lamentam morte de Pricila Dolla

Feminicídio em Volta Grande: mulher é morta a tiros dentro de casa e ex-namorado tenta tirar a própria vida

Últimas notícias

Homem é levado ao hospital fica após carro colidir contra poste em São Bento do Sul

SEMED investe R$ 776 mil e leva Laboratórios Móveis de Ciências para escolas da rede municipal

Frio intenso marca a quarta-feira em Santa Catarina com temperaturas negativas em quase 200 municípios

Escola Cívico-Militar Professora Marta Tavares realiza simulado de incêndio nesta quinta-feira em Rio Negrinho

Sine de Rio Negrinho realiza Feirão de Entrevistas de Emprego na próxima terça-feira (30)

Rio Negrinho recebe encontro regional da Rede Feminina de Combate ao Câncer com participação de dezenas de municípios