Anderson Furtado comemora 25 anos dedicados à música e ao ensino em bandas escolares

Botões de Compartilhamento

A música faz parte da vida de Anderson Furtado desde a época da escola. Ex-aluno da EMEB Ricardo Hoffmann, localizada no bairro Industrial Norte, ele celebra 25 anos de dedicação à música, especialmente no trabalho com bandas escolares.

Anderson conta que sua trajetória começou dentro da banda da escola Ricardo Hoffmann, em 1988, quando ainda era estudante. Como muitos meninos, seu sonho era ser jogador de futebol, mas tudo mudou quando conheceu a banda.

“Eu gostava de jogar bola, mas me dei a oportunidade de conhecer a música e foi assim que entrei para a banda na parte de percussão. Sempre fui muito curioso e queria entender todos os instrumentos: como funcionavam, como eram tocados, como se fazia a manutenção. Com o tempo, essa curiosidade chamou a atenção do professor da banda na época, Antônio Fagundes, que me viu como um braço direito dentro do grupo”, relembra.

Além disso, Anderson destaca que, após a separação dos pais, a banda se tornou um conforto para ele naquele momento difícil. Estar na escola e próximo da banda era sua maneira de encontrar apoio e pertencimento.

Com o passar dos anos, ele se envolveu cada vez mais com a banda e conquistou a confiança do professor, ajudando em diversas atividades. Frequentemente, pegava a chave da sala onde os instrumentos eram guardados para auxiliar na limpeza e organização dos materiais.

Em 1999, o professor Antônio o convidou para dar aulas de música e aprofundar seus conhecimentos na área. Na época, Anderson tinha apenas 17 anos. “Fui para São Bento, onde dava aulas às terças e quintas. Meus alunos tinham, em média, 15 anos, quase a minha idade. Eu recebia R$ 50 por mês, pagos pela APP da escola, e foi ali que tudo começou. Mais tarde, em 2000, assumi a regência da banda da Escola Adélia Lutz”, destaca.

Posteriormente, o professor Antônio recebeu uma proposta para montar uma banda na Escola Dalmir Cubas, e Anderson assumiu a regência da banda na mesma instituição.

Anderson é formado e licenciado em Música pela Faculdade Metropolitana de Santos.

Ele destaca que estar envolvido com a música e com crianças é uma experiência incrível, pois o ensino musical exige dedicação e amor. Assim como a banda escolar foi um refúgio para ele em um momento difícil, ele busca transmitir esse mesmo sentimento aos alunos. Seu objetivo é despertar neles o amor pela música, um amor que pode transformar vidas.

“Você precisa transmitir ao aluno o amor pela música, pois isso pode mudar sua trajetória, assim como aconteceu comigo. A música me ajudou a superar a separação dos meus pais, e hoje vejo que muitos dos meus alunos encontram nela um caminho. Para minha felicidade, cerca de 80% deles seguem carreira na música. Através da banda, eles aprendem valores que carregam para a vida toda”, conclui.

Notícias mais lidas

Defesa Civil alerta: frio intenso atinge SC com mínimas de até -4°C e risco de geada

Carro de músico Agnaldo Lima pega fogo na madrugada e equipamentos de trabalho são destruídos

Jovem William Neppl, de 21 anos, morre após uma semana internado na UTI

Rio Negrinho amanheceu congelante registrando temperatura negativa

Morre Juliana Marins, brasileira que caiu em trilha na Indonésia

Últimas notícias

Homem é preso em operação conjunta que apreende drogas, munições e objetos suspeitos em Porto União

Indústria de SC gera 40,3 mil empregos no ano até maio

VÍDEO: Queda de avião deixa dois mortos no interior de SP

Casal é preso por manter idosa em cárcere privado e praticar violência psicológica e física em SC

Alerta Vermelho: CBMSC intensifica ações educativas sobre prevenção a incêndios em escolas públicas de SC

VÍDEO: Pai salta no mar para salvar filha que caiu de cruzeiro da Disney