Os 16 novos vereadores mirins participaram da Sessão de Posse para a 17ª Legislatura da Câmara Mirim nesta segunda-feira (3), no Plenário da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, na presença dos familiares, representantes de suas respectivas escolas e autoridades.
No total, 10 alunos foram sorteados como titulares e os outros seis como suplentes. Todos os vereadores terão a oportunidade de se envolver nas sessões, pois, segundo a organização da Câmara Mirim, os empossados alternarão a participação nas sessões a cada mês. Vale ressaltar que os titulares foram empossados nesta noite e os suplentes serão em março.
O presidente da Câmara, Gilmar Pollum, durante a fala aos presentes, comentou sobre a importância do projeto, que é como uma oportunidade de fazer mais por São Bento do Sul. “Vocês têm o mesmo poder que nós, vereadores, de fazer indicações e até projetos”, comentou.
Primeiros passos
Dentre o público presente e com um sorriso largo no rosto, estava a primeira representante mulher do Legislativo em São Bento do Sul, Clelia Roesler, eleita em 1993. Ela acompanhava a neta, Catherine Bauer Roesler, que também foi empossada vereadora mirim. Foi um momento emocionante para a avó. “Quando eu soube que ela seria vereadora mirim, meu peito se encheu de alegria, porque é uma continuidade de um trabalho feito ao longo dos anos como a primeira vereadora do município”, disse, orgulhosa. Catherine também falou que uma das grandes influências em estar no Legislativo certamente foi Clelia. “Acho bem legal ela estar aqui comigo. Fico até nervosa em vê-la me acompanhando”, brincou.
O próximo encontro dos mirins acontecerá no dia 6 de fevereiro, com um treinamento para a primeira sessão, que ocorre no dia 12 também deste mês.