Troca das bombas da Barragem Oeste em Taió é concluída

Botões de Compartilhamento

A troca das bombas de drenagem da Barragem Oeste, em Taió, foi concluída, marcando uma importante etapa para garantir mais eficiência e segurança no controle das águas da região.

Barragem de Taió Foto: Leo Munhoz/Secom

As obras, que começaram em 18 de outubro, receberam um investimento superior a R$ 447 mil e visam melhorar o sistema de drenagem da barragem, um dos principais instrumentos de proteção contra cheias na região.

As bombas de drenagem instaladas estão localizadas no interior da galeria da barragem, dentro da galeria do vertedouro. Essas bombas desempenham um papel crucial na prevenção da perda de opressão da barragem, garantindo que o fluxo de água seja devidamente controlado e que a estrutura não perca a pressão necessária para sua operação segura.

A intervenção realizada até o momento inclui a instalação de duas novas bombas de drenagem, a renovação das tubulações e a atualização da parte elétrica. Os antigos disjuntores foram substituídos, e os quadros elétricos, que datavam da década de 1970, passaram por uma atualização com aterramento, reforçando a segurança do sistema.

As novas bombas e atualização da instalação elétrica – Foto: Divulgação/SDC

Embora a troca das bombas tenha sido concluída, um projeto de modernização completo está em andamento e deve ser finalizado ainda este ano. Entre as melhorias previstas, destaca-se a implementação de um sistema de automação, inspirado no modelo adotado na Barragem Sul, em Ituporanga. A automação permitirá um controle mais preciso do fluxo de água, especialmente durante os períodos de cheias, e facilitará o monitoramento da barragem de forma mais ágil e eficiente.

O secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt, enfatizou a importância das melhorias para a segurança hídrica da região.

“A troca das bombas e a modernização da infraestrutura significam a garantia de que a população do Alto Vale seguirá tendo a barragem Oeste em pleno funcionamento e isso é a garantia da segurança e da proteção da vida de milhares de pessoas, como nos pede o governador Jorginho Mello. Nossa função enquanto Proteção e Defesa Civil é atuar durante os momentos de crise, mas principalmente trabalhar para prevenir e minimizá-los e quando garantimos a manutenção dos nossos equipamentos é essa prevenção e essa proteção que estamos dando”, afirmou Hildebrandt

Essas ações fazem parte do planejamento estratégico para 2025, que contempla investimentos contínuos na segurança hídrica do Alto Vale do Itajaí. A conclusão da troca das bombas e a implementação do projeto de automação reforçam o compromisso do Governo do Estado em melhorar a infraestrutura das barragens, promovendo a segurança das comunidades e a prevenção de enchentes.

Com essas melhorias, a Barragem Oeste estará mais preparada para lidar com desafios climáticos e garantir a segurança das populações locais, especialmente durante períodos de intensas chuvas e cheias.

Fonte: Agência de Notícias SECOM

Notícias mais lidas

Tragédia no interior de Major Vieira: criança de 5 anos morre atropelada por trator

Maitaca-verde é resgatada e recebe cuidados para reabilitação

Morre Preta Gil, aos 50 anos, após a luta contra o câncer

Jovens ficam feridas após queda de motocicleta na SC-112 em Rio Negrinho

Idoso morre após sair da pista com moto na SC-112 em Rio Negrinho

Últimas notícias

Rompimento de rede adutora compromete abastecimento de água no centro e Bela Vista neste domingo (17)

Pastorais celebram o sucesso da noite das massas na matriz Santo Antônio de Pádua

Polícia Militar Ambiental flagra homem com armas e cães de caça em operação contra caça ilegal

Capotamento de veículo na SC-418 em Campo Alegre nesta madrugada

APAE de Rio Negrinho promove tarde especial neste domingo em comemoração ao Agosto Laranja

Casais participam do 19° acampamento de casais em Botuverá