Vereadores pedem estudo para implantação de kit lanche para pacientes do TFD

Botões de Compartilhamento

Assinado pelos vereadores Anderson Castro, Manoel Alves Neto, Ronei Lovemberger e Nedlin Sacht Padilha, o requerimento que solicita estudos para a implantação de um kit lanche para os pacientes que fazem Tratamento Fora do Domicílio (TFD) foi aprovado por unanimidade pelos demais parlamentares.

O vereador Anderson destacou que cidades próximas a Rio Negrinho, como Piên e Três Barras, já adotaram esse programa, mesmo sendo municípios menores. “Minha esposa é funcionária pública da saúde em Rio Negrinho. Conversamos muito sobre a saúde e, principalmente, sobre os pacientes. Muitos têm consultas em diferentes horários e, muitas vezes, precisam esperar os demais. Já estando em situação vulnerável, alguns não têm dinheiro para comprar um lanche. Sabemos de casos em que, por diversas vezes, o próprio motorista paga um café para o paciente”, ressaltou.

O vereador frisou que seria extremamente importante que o município fornecesse esse kit lanche tanto para os pacientes em TFD quanto para seus acompanhantes, evitando assim situações constrangedoras. Durante a pesquisa sobre a viabilidade do projeto, Anderson destacou que, na Prefeitura de Piên, o custo estimado do kit lanche é de R$ 8,00 por unidade.

Já o vereador Nedlin enfatizou sua experiência pessoal quando sua mãe precisou realizar tratamento de saúde fora da cidade. “No período em que minha mãe fazia o tratamento, várias pessoas comentavam dentro do transporte que estavam sem comer porque não tinham dinheiro. Ela, por diversas vezes, ajudou essas pessoas. Nós, vereadores, temos direito a diárias. Por que uma pessoa que sai de sua cidade para tratar da saúde não pode ter direito a um lanche?”, questionou.

Segundo ele, esse benefício seria fundamental para garantir a dignidade e o conforto dos pacientes durante o deslocamento.

Notícias mais lidas

Tragédia no interior de Major Vieira: criança de 5 anos morre atropelada por trator

Maitaca-verde é resgatada e recebe cuidados para reabilitação

Morre Preta Gil, aos 50 anos, após a luta contra o câncer

Jovens ficam feridas após queda de motocicleta na SC-112 em Rio Negrinho

Idoso morre após sair da pista com moto na SC-112 em Rio Negrinho

Últimas notícias

Rompimento de rede adutora compromete abastecimento de água no centro e Bela Vista neste domingo (17)

Pastorais celebram o sucesso da noite das massas na matriz Santo Antônio de Pádua

Polícia Militar Ambiental flagra homem com armas e cães de caça em operação contra caça ilegal

Capotamento de veículo na SC-418 em Campo Alegre nesta madrugada

APAE de Rio Negrinho promove tarde especial neste domingo em comemoração ao Agosto Laranja

Casais participam do 19° acampamento de casais em Botuverá