Assinado pelos vereadores Anderson Castro, Manoel Alves Neto, Ronei Lovemberger e Nedlin Sacht Padilha, o requerimento que solicita estudos para a implantação de um kit lanche para os pacientes que fazem Tratamento Fora do Domicílio (TFD) foi aprovado por unanimidade pelos demais parlamentares.
O vereador Anderson destacou que cidades próximas a Rio Negrinho, como Piên e Três Barras, já adotaram esse programa, mesmo sendo municípios menores. “Minha esposa é funcionária pública da saúde em Rio Negrinho. Conversamos muito sobre a saúde e, principalmente, sobre os pacientes. Muitos têm consultas em diferentes horários e, muitas vezes, precisam esperar os demais. Já estando em situação vulnerável, alguns não têm dinheiro para comprar um lanche. Sabemos de casos em que, por diversas vezes, o próprio motorista paga um café para o paciente”, ressaltou.
O vereador frisou que seria extremamente importante que o município fornecesse esse kit lanche tanto para os pacientes em TFD quanto para seus acompanhantes, evitando assim situações constrangedoras. Durante a pesquisa sobre a viabilidade do projeto, Anderson destacou que, na Prefeitura de Piên, o custo estimado do kit lanche é de R$ 8,00 por unidade.
Já o vereador Nedlin enfatizou sua experiência pessoal quando sua mãe precisou realizar tratamento de saúde fora da cidade. “No período em que minha mãe fazia o tratamento, várias pessoas comentavam dentro do transporte que estavam sem comer porque não tinham dinheiro. Ela, por diversas vezes, ajudou essas pessoas. Nós, vereadores, temos direito a diárias. Por que uma pessoa que sai de sua cidade para tratar da saúde não pode ter direito a um lanche?”, questionou.
Segundo ele, esse benefício seria fundamental para garantir a dignidade e o conforto dos pacientes durante o deslocamento.