Gestação Rara: Hospital registra nascimento de trigêmeas após acompanhamento especializado em SC

Botões de Compartilhamento

O Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão, unidade contratualizada com a Secretaria do Estado da Saúde (SES), viveu um momento especial na terça-feira (4). Graziela Cândido, de 36 anos, deu à luz trigêmeas na maternidade da instituição.

Fotos: Monica Rocha

Mãe dos gêmeos Vitor e Vicente, de 8 anos, e da pequena Ana Julia, de 6, Graziela trouxe ao mundo as meninas Helena (2.480 kg), Heloísa (2.250 kg) e Aurora (2.140 kg) em um parto emocionante.

A gestação de Graziela, que foi acompanhada pela equipe multiprofissional do ambulatório de Alto Risco da instituição desde o início, foi marcada por cuidados especiais, uma vez que se tratava de uma gravidez de risco.

Com 35 semanas e um dia de gestação, ela descreve a experiência como tranquila, apesar da raridade do caso.

“A equipe é incrível. Durante todo o meu processo, fui muito bem acolhida e tive uma gestação, mesmo com trigêmeos, tranquila”, afirmou Graziela. “Foi um parto emocionante; chorei quando tive elas nos meus braços. Será um momento para toda a vida.”

O médico ginecologista e obstetra Leandro Fossati Silveira, responsável pelo acompanhamento e pelo parto, explica que a gestação múltipla é um caso raro e que o fator genético desempenha um papel importante.

“O mais interessante foi que essa gestação múltipla foi tricoriônica e triamniótica, ou seja, cada bebê tinha sua própria placenta e bolsa amniótica”, relata o médico.

Ele também destaca a importância da adesão de Graziela ao pré-natal de alto risco, que incluiu monitoramento e exames rigorosos conforme a conduta médica. “O resultado foi um parto lindo, com bebês saudáveis e uma parturiente em ótima recuperação. Parabéns ao casal!”

Em 2024, entre janeiro e dezembro, o Hospital Nossa Senhora da Conceição realizou um total de 2.341 partos, entre cesarianas e normais, reafirmando seu compromisso com a saúde materno-infantil na região.

A unidade hospitalar conta com um completo Centro Materno-Infantil, que inclui Ambulatório de Alto Risco, Maternidade, Centro Obstétrico, Banco de Leite Materno e UTI Neonatal, com uma equipe médica e multidisciplinar especializada.

Atende toda a região da Amurel e também pacientes referenciados de outras regiões por meio da Central de Regulação Estadual. O Hospital Nossa Senhora da Conceição possui Certificado de Qualidade emitido pela Organização Nacional de Acreditação e é reconhecido como referência em diversos serviços de alta complexidade e para gestação de alto risco em Santa Catarina.

Com informações da Agência de Notícias SECOM

Notícias mais lidas

Acidente entre carro e motocicleta deixa jovem ferida na BR-280 em São Bento do Sul

Homem é preso por tráfico de drogas em Rio Negrinho

Realeza da 41ª Schlachtfest é escolhida em São Bento do Sul

Bombeiros de Rio Negrinho atendem duas ocorrências graves na SC-112 em sequência na noite de quinta-feira (4)

Irmãos são presos por contrabando em São Bento do Sul

Últimas notícias

Quatro duplas de Rio Negrinho participaram do rally

Prefeitura de Rio Negrinho abre vagas de estágio para estudantes da área de Educação

Sai lista de cursos superiores semipresenciais autorizados pelo MEC

São Bento do Sul: Transpão avança com conclusão de projeto executivo e protocolo de licença ambiental de instalação

Confira a previsão do tempo para os próximos dias em SC

Acidente no bairro Vila Nova deixa vítima em Rio Negrinho; mulher morreu no hospital horas depois