Cidades de Santa Catarina enfrentam calor extremo, com índice chegando a 57ºC; confira

Botões de Compartilhamento

Se os termômetros já marcavam temperaturas elevadas nesta terça-feira (11), o índice de calor era ainda maior. O indicador, que mede a intensidade do calor que a pessoa sente, chegou a registrar 57ºC.

Imagem ilustrativa/Freepik

A cidade que marcou o maior índice de calor no Estado foi Nova Veneza, no Sul de SC, com 57ºC. De acordo com a ferramenta Agroconnect, da Epagri/Ciram, o município registrou 39,3ºC às 15h desta terça.

O índice de calor define a temperatura sentida devido a combinação entre a temperatura aparente do ar e a umidade relativa do ar. Com esses dois valores, é possível chegar a intensidade do calor sentido pelas pessoas.

O índice de calor explica por que sentimos mais calor em ambientes mais úmidos do que em locais mais secos, com a mesma temperatura. Outras duas cidades do Sul tiveram índices de calor elevado, com 52ºC: Meleiro e Jacinto Machado.

Em Meleiro, a temperatura atingiu 41ºC às 16h de terça. Já em Jacinto Machado, os termômetros marcaram 39ºC às 16h, de acordo com a Epagri/Ciram. Em Criciúma, onde a temperatura foi de 40ºC às 15h, o índice de calor também esteve entre os maiores, chegando a 46ºC, de acordo com a Epagri. Já a capital, Florianópolis, registrou 33ºC e índice de calor de 44ºC nesta terça-feira.

Cuidados simples podem ser adotados para evitar consequências como o golpe de calor, alertado pelo Samu nesta terça, insolação, desidratação ou intensificação de doenças cardiorrespiratórias. Caso identifique os primeiros sinais, a recomendação é agir de forma rápida e buscar assistência médica.

Previsão do tempo para esta quarta-feira (12)

Nesta quarta-feira (12), as temperaturas seguem elevadas em Santa Catarina e a sensação de calor e abafamento permanecem. O risco se mantém moderado a alto para ocorrências relacionadas ao calor intenso. 

Entre a tarde e à noite, o calor e a umidade combinados a rápida passagem de uma frente fria próximo ao estado, aumentam as condições para temporais com raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva pontualmente intensa, em todas as regiões catarinenses. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas à destelhamentos, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas pontuais.

Fontes: NSC Total e Defesa Civil de Santa Catarina