Cidades de Santa Catarina enfrentam calor extremo, com índice chegando a 57ºC; confira

Botões de Compartilhamento

Se os termômetros já marcavam temperaturas elevadas nesta terça-feira (11), o índice de calor era ainda maior. O indicador, que mede a intensidade do calor que a pessoa sente, chegou a registrar 57ºC.

Imagem ilustrativa/Freepik

A cidade que marcou o maior índice de calor no Estado foi Nova Veneza, no Sul de SC, com 57ºC. De acordo com a ferramenta Agroconnect, da Epagri/Ciram, o município registrou 39,3ºC às 15h desta terça.

O índice de calor define a temperatura sentida devido a combinação entre a temperatura aparente do ar e a umidade relativa do ar. Com esses dois valores, é possível chegar a intensidade do calor sentido pelas pessoas.

O índice de calor explica por que sentimos mais calor em ambientes mais úmidos do que em locais mais secos, com a mesma temperatura. Outras duas cidades do Sul tiveram índices de calor elevado, com 52ºC: Meleiro e Jacinto Machado.

Em Meleiro, a temperatura atingiu 41ºC às 16h de terça. Já em Jacinto Machado, os termômetros marcaram 39ºC às 16h, de acordo com a Epagri/Ciram. Em Criciúma, onde a temperatura foi de 40ºC às 15h, o índice de calor também esteve entre os maiores, chegando a 46ºC, de acordo com a Epagri. Já a capital, Florianópolis, registrou 33ºC e índice de calor de 44ºC nesta terça-feira.

Cuidados simples podem ser adotados para evitar consequências como o golpe de calor, alertado pelo Samu nesta terça, insolação, desidratação ou intensificação de doenças cardiorrespiratórias. Caso identifique os primeiros sinais, a recomendação é agir de forma rápida e buscar assistência médica.

Previsão do tempo para esta quarta-feira (12)

Nesta quarta-feira (12), as temperaturas seguem elevadas em Santa Catarina e a sensação de calor e abafamento permanecem. O risco se mantém moderado a alto para ocorrências relacionadas ao calor intenso. 

Entre a tarde e à noite, o calor e a umidade combinados a rápida passagem de uma frente fria próximo ao estado, aumentam as condições para temporais com raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva pontualmente intensa, em todas as regiões catarinenses. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas à destelhamentos, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas pontuais.

Fontes: NSC Total e Defesa Civil de Santa Catarina

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Polícia Militar cumpre mandado de prisão em Rio Negrinho

Pedestre fica ferido após atropelamento na BR- 280 em Rio Negrinho

Colisão entre caminhão e carro deixa um ferido em Rio Negrinho

Homem fica ferido após colisão entre carro e caminhão em Rio Negrinho

Homem de 40 anos fica ferido após atropelamento na BR-280, em Rio Negrinho

Dupla é flagrada com maconha durante abordagem da PM em Porto União