Pacientes internados em isolamento passam a ter direito a visitas virtuais

Botões de Compartilhamento

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), sancionou o Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Mário Motta (PSD), que altera a Lei nº 18.078, de 22 de janeiro de 2021, ampliando o direito à visita virtual de familiares a pacientes internados.

A nova legislação estende o benefício não apenas a casos de Covid-19, como previa a lei original, mas também a pacientes em isolamento por precaução de contato ou impossibilitados de receber visitas presenciais por outros motivos, como distância geográfica ou condições de saúde.

Foto: Divulgação

A proposta assegura que pacientes internados em enfermarias, apartamentos ou Unidades de Terapia Intensiva (UTI) tenham o direito de receber visitas virtuais de familiares por meio de videochamadas, mensagens de áudio ou vídeo. Os dispositivos utilizados podem ser celulares, tablets ou notebooks, seja da instituição de saúde, do paciente ou do familiar.

A realização das visitas virtuais está condicionada à autorização prévia do profissional responsável pelo tratamento do paciente. Caso haja contraindicação médica, a decisão deve ser justificada e registrada no prontuário.

Além disso, as videochamadas poderão ocorrer mesmo para pacientes inconscientes, desde que autorizadas previamente pelo próprio paciente ou por um familiar. A nova legislação também estabelece que as instituições de saúde, públicas ou privadas, são responsáveis por garantir a operacionalização e o apoio logístico necessário para a realização das visitas virtuais, seguindo todos os protocolos de saúde, sanitários e de segurança definidos por decreto estadual.

O deputado Mário Motta justificou a proposta destacando que a dificuldade de visitação não se limita aos casos de Covid-19, mas também se aplica a outras enfermidades contagiosas ou situações que exigem isolamento. A alteração proposta no projeto está alinhada com a legislação federal, em especial a Lei 14.198/2021.

“Essa nova lei representa um avanço significativo no cuidado humanizado aos pacientes e suas famílias. Sabemos que o isolamento, seja por questões de saúde ou distância geográfica, pode ser uma experiência dolorosa e solitária. Ao ampliar o direito às visitas virtuais, estamos garantindo que pacientes internados em situações críticas ou de isolamento possam manter o contato com seus entes queridos, o que é fundamental para o bem-estar emocional e até mesmo para a recuperação.
A tecnologia, quando bem utilizada, pode ser uma grande aliada da humanização na saúde, e essa lei é um exemplo disso”
, destaca o parlamentar.

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Festa em honra à Santa Luzia é sucesso e reúne centenas de pessoas no Rio do Salto

Começa daqui a pouco a tradicional festa de Santa Luzia no Rio do Salto

Homem fica ferido após sofrer queda de bicicleta em São Bento do Sul

Motociclista é levado ao Hospital após colisão com carro em Rio Negrinho

NOTA DE FALECIMENTO

Polícia Civil de Santa Catarina lança concursos públicos com 300 vagas para agente e escrivão