Beatriz Schwendner Ignaczuk e Lucas Liebl, vão estar na Câmara de Vereadores, para fazer uso da palavra na tribuna livre. A fala será em prol das pessoas que convivem com a diabete tipo 1. Beatriz que conversou com a equipe do Perfil Multi, destacou que será apresentada uma Moção de Apoio para diabetes tipo 1. “Na mesma data que o presidente Lula vetou o uso de celular nas escolas, ele também vetou a diabete tipo 1 como deficiência. Com isso o Senado e o Instituto de Diabetes de Brasília está se movimentando para derrubas o veto. Queremos que as pessoas com diabetes tenham assistência para as crianças, como professores preparados. Crianças com diabete tipo 1 fazem que fazem uso de insulina”, explica Beatriz que é mãe de uma menina com diabete tipo 1.
Ela ainda destaca o Instituto de Diabetes busca por meio desta lei é equidade, entendo que todos são iguais, mas precisando desta equidade, que mesmo sendo igual cada um é de uma maneira, e neste momento a diabete precisa de atenção. Beatriz pedi o apoio das pessoas para quem tem diabete tipo 1 ou alguém da família tenha, que ajude com a moção indo até a Câmara.
Lula veta projeto que equipara diabetes tipo 1 a deficiência
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou integralmente o projeto de lei que equipara, para efeitos legais, o diabetes mellitus tipo 1 a uma deficiência (PL 2.687/2022). A decisão foi publicada na edição do Diário Oficial da União
A matéria havia sido aprovada pelo Plenário do Senado em dezembro de 2024, após ter sido referendada pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) com parecer do senador Alessandro Vieira (MDB-SE).
Na justificativa do veto, a Presidência da República afirma que decidiu pelo veto integral após ouvir o Ministério da Fazenda, o Ministério do Planejamento e Orçamento, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, o Ministério da Saúde e a Advocacia-Geral da União (AGU).