Moveleiros buscam parceria com o Poder Público

Botões de Compartilhamento

O programa criado para promover a valorização e o fortalecimento do setor moveleiro da região foi oficialmente apresentado às autoridades municipais no dia 17 de fevereiro. O encontro, realizado no Sindusmobil, reuniu lideranças das entidades empresariais com o prefeito municipal, presidente da Câmara de Vereadores, gerência regional da educação do Estado e secretários municipais do desenvolvimento econômico, educação e assistência social.

O Amplia – Aliança Planalto Norte pela Valorização do Setor Moveleiro quer estabelecer novas parcerias com o poder público para, de forma especial, ampliar as possibilidades de educação e formação profissional. Além disso, pretende desenvolver projetos de divulgação do potencial do setor moveleiro nas escolas para tornar o setor mais atrativo à empregabilidade.

O programa vem sendo desenvolvido pelo Sindusmobil, Sindicom, FIESC e Arpem desde junho de 2024. Muitas atividades já foram implantadas, como pesquisa de clima organizacional, capacitação dos trabalhadores e imersão presencial com estudantes do ensino médio.  “Nossas frentes de trabalho estão voltadas à atratividade de mão de obra, ambiente de trabalho, gestão de pessoas, qualificação profissional e melhorias na eficiência produtiva. Queremos dar uma nova visão ao setor moveleiro, mostrando sua inovação e suas oportunidades profissionais”   , explicou o coordenador do Amplia, Anor Katzer.

O prefeito de São Bento do Sul, Antonio Tomazini, destacou a referência de cidade dos móveis e disse que é necessário abrir as perspectivas profissionais dos estudantes desde as séries iniciais. Garantiu que novas ações podem ser implementadas para aproximar especialmente os jovens do ambiente profissional. A integradora regional de educação Mayza de Lima Borges, por sua vez, disse a parceria com o Estado pode ser fortalecida, inclusive abrindo as escolas para divulgação do setor moveleiro.

SETOR DE REFERÊNCIÂ

O polo moveleiro de São Bento do Sul, com mais de um século de existência, é referência nacional e internacional e especialista na fabricação de móveis com madeira maciça. Sua produção é caracterizada pela utilização de moderna tecnologia e processos atualizados e sustentáveis.

São Bento do Sul é líder nacional nas exportações de móveis. O polo, que inclui Campo Alegre e Rio Negrinho, é responsável por 47% das exportações de móveis de Santa Catarina e 14% do Brasil. Segundo levantamento do Observatório FIESC, atualmente são em torno de 400 empresas de móveis e madeira na região, que empregam diretamente mais de 7.000 trabalhadores. É a maior força geradora de mão-de-obra do Planalto Norte.

Notícias mais lidas

Acidente entre carro e motocicleta deixa jovem ferida na BR-280 em São Bento do Sul

Homem é preso por tráfico de drogas em Rio Negrinho

Realeza da 41ª Schlachtfest é escolhida em São Bento do Sul

Bombeiros de Rio Negrinho atendem duas ocorrências graves na SC-112 em sequência na noite de quinta-feira (4)

Irmãos são presos por contrabando em São Bento do Sul

Últimas notícias

Idosa fica ferida após carro colidir contra edificação no Centro de São Bento do Sul

Homem é preso ao tentar registrar boletim de ocorrência em delegacia de SC

Moraes vota para condenar Bolsonaro e mais sete por golpe de Estado

Santa Catarina tem mais de 10 mil vagas de emprego abertas pelo Sine

Polícia Civil deflagra operação “Dominó” contra facção criminosa em SC

Setembro Verde: Cepon é destaque em doação de córneas no estado