Governador autoriza gestão do Aeroporto de Rio Negrinho para o município e anuncia investimentos

Botões de Compartilhamento

O Governo de Santa Catarina está subdelegando a administração do Aeroporto de Rio Negrinho para a gestão municipal. O governador Jorginho Mello também autorizou, nesta terça-feira, 18, que a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) firme convênio com a prefeitura do município para investimentos de R$ 4,7 milhões.

As autorizações para início do processo administrativo de subdelegação e do convênio para obras foram assinadas nesta nesta terça-feira, 18, pelo governador Jorginho Mello, em evento realizado na Casa d’Agronômica. Participaram o prefeito de Rio Negrinho, Caio Cesar Treml, o secretário SPAF, Beto Martins, e autoridades locais. O aeroporto foi incluído nos estudos do Paesc em 2024 e teve os trâmites de outorga para exploração de aeródromo público concluídos junto ao Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC).

“Isso, há tempos, toda a classe política pede, a classe empresarial também. Esse aeroporto vai dar para Rio Negrinho essa condição importante de se locomover. As nossas estradas estão cada vez mais abarrotadas, então quando você tem voos regionais e qualquer tipo de voo, ajuda muito no crescimento, porque tempo é dinheiro. E mais essa opção vai atrair investimentos e desenvolvimento para o município e para a população, sem dúvida nenhuma”, explicou o governador Jorginho Mello.

“Este é um dos novos aeroportos de Santa Catarina, que incluímos no Paesc. Foram feitos todos os trâmites para que viesse a integrar a rede estadual de aeroportos públicos. O município fará a gestão, mas o Estado tem o compromisso de apoiar os investimentos para melhorar a estrutura do aeroporto. A região ganha um importante equipamento de infraestrutura para contribuir com o desenvolvimento socioeconômico”, afirma o secretário Beto Martins.

ADMINISTRAÇÃO COM O MUNICÍPIO

O aeródromo de Rio Negrinho é operado atualmente pelo Aeroclube local e possui uma pista de pouso de decolagem para operações visuais-diurnas, asfaltada, com dimensões de 1.198 metros de comprimento por 22 metros de largura.

A partir de agora o Estado, em parceria com o município, iniciará os procedimentos junto a ANAC para a regularização do aeródromo. Com a autorização do governador do Estado para início dos trâmites administrativos para celebração do convênio de subdelegação entre a SPAF e o município de Rio Negrinho, caberá em breve à prefeitura a responsabilidade pela gestão e exploração do aeródromo.

“Hoje Rio Negrinho realiza um sonho. Quero agradecer muito ao governador Jorginho Mello e ao secretário Beto Martins que viabilizaram tudo que está acontecendo hoje. Agora vamos poder operar inclusive a noite. É um ganho para o progresso da cidade”, comemorou o prefeito de Rio Negrinho, Caio Treml.

Os primeiros investimentos que serão feitos no Aeroporto de Rio Negrinho compreendem a implantação de novas barreiras de segurança patrimonial (cerca), pavimentação do pátio de estacionamento de aeronaves, reforma de hangar, execução de serviços de drenagem no entorno da pista e áreas adjacentes, implantação de nova sinalização horizontal da pista de pouso e decolagem, taxiway e pátio de estacionamento de aeronaves, totalizando um investimento de R$ 4,7 milhões.

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

NOTA DE FALECIMENTO

Polícia Civil de Santa Catarina lança concursos públicos com 300 vagas para agente e escrivão

IMA divulga novo relatório e aponta que 75% dos pontos do litoral catarinense estão próprios para banho

Aplicativo do banco Bradesco apresenta instabilidades nesta sexta-feira

Viatura da PM colide contra poste e dois policiais ficam feridos em SC

Produtores recebem mais de 12 mil alevinos em ação da SEMAM