FACISC mobiliza Fórum Parlamentar Catarinense para que aportes à tecnologia sejam mantidos pelo Governo Federal

Botões de Compartilhamento

A notícia da suspensão de novos projetos de financiamento por parte da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), vinculada ao Ministério Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), motivou a movimentação do setor produtivo catarinense, nesta semana. A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), encaminhou um ofício ao Fórum Parlamentar Catarinense, em Brasília, solicitando apoio para que os aportes sejam mantidos.

O presidente da FACISC, Elson Otto, explica que a medida pode prejudicar o robusto ecossistema da inovação catarinense, que integra indústria, tecnologia e pesquisa, com parques tecnológicos, centros de inovação e instituições de ensino “que fomentam novos negócios e avanços em setores estratégicos”.

“Precisamos garantir a continuidade desses investimentos para preservar a posição de liderança de Santa Catarina na inovação. São indispensáveis alternativas que viabilizem a retomada dos financiamentos”, destaca Otto.

Na circular MCTI DOCD 03/25, o gerente do Departamento de Operações de Crédito Descentralizadas (DOCD), Gustavo da Cruz Barcelos de Souza, justifica que a submissão de novos projetos de financiamento foi suspensa porque “o limite de recursos estabelecido para 2025 foi atingido em tempo recorde”. Além disso, o secretário e os congressistas tratarão da redução do orçamento do fundo da Finep de R$ 12,7 bilhões no ano passado para R$ 10,3 bilhões em 2025.

Viagem a Brasília – Em suas redes sociais, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, anunciou que iria a Brasília, nesta semana, para tentar reverter a situação. “São MILHÕES de reais em investimentos que foram suspensos da noite para o dia. Projetos enquadrados e na fila para contratação foram sumariamente ‘desenquadrados’. Ainda pior é a justificativa dada. Absurda e que parece questionar a inteligência do empresário catarinense! Como que o limite projetado para todo 2025 foi atingido em poucos dias do ano? Santa Catarina não vai aceitar isso e vamos em comitiva – governo e setor produtivo – a Brasília sensibilizar o MCTI e a FINEP para reconsiderarem a decisão!”, escreveu Fett no seu perfil no Instagram.

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Lei municipal proíbe fogos de artifício com barulho em Rio Negrinho

Entre balões, abraços e despedidas: alunos do Colégio Jorge Zipperer vivem último dia de aula com emoção e reconhecimento

VÍDEO: Estátua da Havan desaba após fortes rajadas de vento de 90km/h no RS

Natal Solidário em Rio Negrinho arrecada mais de uma tonelada de alimentos com pista de patinação

Câmara de Vereadores de Rio Negrinho inaugura ampliação da sede com novos espaços modernos

Confira a previsão do tempo para esta semana em SC