Santa Catarina inicia estudo de viabilidade com câmeras de reconhecimento facial

Botões de Compartilhamento

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC) iniciou esta semana o estudo de viabilidade técnica para a implementação do que há de mais moderno em tecnologia de reconhecimento facial, ampliando a capacidade de monitoramento e resposta das Forças de Segurança em Santa Catarina. Os estudos iniciais ocorrem em Florianópolis.

Foto: Divulgação / PMSC

A expectativa é que, após o período de avaliação, o sistema possa ser expandido para outras regiões do estado, consolidando Santa Catarina como referência na aplicação de tecnologia em Segurança Pública.

O sistema conta com câmeras de segurança instaladas em pontos estratégicos da cidade, integradas a uma plataforma para consultar os registros com restrições validadas no Banco Nacional de Medidas Penais e Prisões (BNMP) e Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), permitindo a identificação de pessoas com mandado de prisão em aberto. A tecnologia possibilita uma reação rápida dos policiais, aumentando a eficiência no combate à criminalidade e prevenindo incidentes durante grandes eventos.

“O investimento em tecnologia é fundamental para fortalecer a Segurança Pública e garantir que as pessoas possam aproveitar os eventos com tranquilidade. Esse projeto reforça o nosso compromisso em modernizar o sistema de segurança e atuar de maneira integrada para a proteção dos cidadãos, trabalhando para manter Santa Catarina no topo do ranking como o Estado mais seguro do país”, destacou o governador Jorginho Mello.

A operacionalização do sistema está concentrada no 4º Batalhão de Polícia Militar, no Centro de Florianópolis, e seguirá até o final das comemorações de carnaval. A iniciativa envolve a atuação conjunta da SSP, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Secretaria de Justiça e Reintegração Social e Guarda Municipal de Florianópolis. Além da segurança preventiva, a tecnologia também pode auxiliar na localização de pessoas desaparecidas e na identificação de possíveis suspeitos envolvidos em crimes.

“O objetivo é integrar e dar sinergia a todas as Forças de Segurança do Estado e até municipal, para manter um carnaval divertido e tranquilo. Vamos ter o monitoramento e reconhecimento facial nos principais pontos dos eventos”, disse o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Flávio Graff.

Após alerta do novo sistema, PMSC cumpre mandado de prisão em aberto

Durante o primeiro grande evento do Carnaval 2025, o sistema de reconhecimento facial já demonstrou sua eficácia. Na tarde desta sexta-feira, 21, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) prendeu um homem com mandado de prisão ativo no Largo da Alfândega, no Centro de Florianópolis, onde ocorria a abertura do bloco Berbigão do Boca. A identificação foi feita pelas câmeras do sistema da SSP, permitindo uma abordagem rápida e segura da guarnição presente no local. O suspeito foi conduzido para os procedimentos legais.

Com informações da Agência de Notícias SECOM

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Grupo de Oração São Judas Tadeu convida fiéis para novena e missa especial

Amigos do Romerito vencem o Fla Nação e fazem história no Maracanã

Bombeiros de Rio Negrinho combatem incêndio em edificação rural na região de Lajeado

NOTA DE FALECIMENTO

Ano Novo: BRs catarinenses devem registrar aumento de 75% no fluxo de veículos até o Réveillon

Sobrou comida do Natal? Veja como reaproveitar as delícias e evitar o desperdício em casa