Movimentação de contêineres cresce 6,6% nos portos de SC em 2024

Botões de Compartilhamento

Os portos de Santa Catarina movimentaram o equivalente a 2,56 milhões de contêineres de 20 pés (TEUs) em 2024. O número representou um incremento de 6,6% frente a igual período do ano anterior. Os embarques foram responsáveis por 48,1% da movimentação de contêineres e os produtos desembarcados por 51,9%. Os dados são da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Foto: Freepik/Imagem ilustrativa

Para o presidente da Federação das Indústrias de SC (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, embora positivos, os números demonstram uma demanda crescente e a necessidade de investimentos urgentes na infraestrutura de acesso aos portos e nas obras de adaptação dos terminais para receber navios maiores.

“A BR-101, principal corredor logístico de acesso aos portos, está colapsada. As obras emergenciais previstas não serão suficientes para acomodar o potencial de crescimento na movimentação portuária e, o mais grave, não têm sequer previsão de iniciar. Isso evidencia a necessidade de, em paralelo a busca de solução para início das obras emergenciais, avançarmos para viabilizar uma alternativa à rodovia para o médio prazo”, observa.

Ele lembra que a logística portuária teve um ano conturbado em 2024, em função de fatores internos e externos. “As dificuldades no embarque, atrasos, multas e taxas portuárias abusivas demandaram muita resiliência dos industriais de SC que atuam no comércio exterior”, salientou.

Em contrapartida, destacou, “tivemos soluções engenhosas para financiar investimentos necessários – como a parceria entre o estado e o Porto Itapoá para viabilizar obras no canal de acesso da Baía da Babitonga.”

Portos

A Portonave liderou a movimentação de contêineres de janeiro a dezembro de 2024, com 1,208 milhão de TEUs, o que representou um recuo de 4,7% frente ao mesmo período de 2023. O terminal portuário de Navegantes está em obras, com um dos berços de atracação fechados para movimentação.

A Portonave demonstrou uma imensa capacidade de otimizar o único berço disponível e alcançou um nível de eficiência operacional e ganhos de produtividade equiparados aos dos melhores portos do mundo”, afirmou Aguiar.

As cargas de contêineres movimentadas pelo Porto Itapoá apresentaram aumento de 12,6% no período, alcançando 1,2 milhão de contêineres em 2024. O terminal iniciou a Fase IV de expansão, com previsão de investimentos que somam R$ 500 milhões, e inaugurou uma nova área de armazenagem.

“Isso mostra que, a despeito dos desafios, o setor privado está disposto a investir na logística portuária catarinense”, disse o presidente da entidade.

O Porto de Imbituba apresentou um incremento de 70,4%, com movimentação de quase 50 mil TEUs e encerrou o ano com 4 rotas marítimas.

O Porto de Itajaí deu os primeiros passos para sua retomada, com a movimentação de 37,67 mil contêineres, contra apenas 334 em 2023. O terminal ainda enfrenta reflexos da suspensão de atividades e mudanças na autoridade portuária. No último dia 18, a FIESC entregou um documento ao ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, solicitando informações sobre a dragagem de manutenção, a solução para aprofundamento da bacia de evolução e a governança da nova autoridade portuária. (Veja notícia aqui)

Outras cargas

Considerando o peso total de cargas movimentadas pelos portos de SC – incluindo contêineres, carga geral e granel – foram transportadas 63 milhões de toneladas, um incremento de 1,95% entre 2023 e 2024.

As cargas conteinerizadas, de maior valor agregado, corresponderam a 44,8% do total – um um aumento de 5%, enquanto granel sólido foi responsável por 30%, com recuo de 1,3%. As cargas a granel líquido e gasoso caíram 11,5%, para 15,4% do total e as de carga geral cresceram 28,6%, com sua participação avançando para 9,8% do peso.

O Porto de São Francisco do Sul, que opera carga geral e granel sólido, cresceu 0,8% no período e o volume movimentado alcançou 17 milhões de toneladas em 2024. O terminal da Transpetro, também em São Francisco do Sul, movimentou 9,6 milhões de toneladas no período, recuo de 9,9% em 2024 contra 2023.

Com informações da Agência de Notícias SECOM e Fiesc

Notícias mais lidas

Acidente entre carro e motocicleta deixa jovem ferida na BR-280 em São Bento do Sul

Homem é preso por tráfico de drogas em Rio Negrinho

Realeza da 41ª Schlachtfest é escolhida em São Bento do Sul

Bombeiros de Rio Negrinho atendem duas ocorrências graves na SC-112 em sequência na noite de quinta-feira (4)

Irmãos são presos por contrabando em São Bento do Sul

Últimas notícias

PM prende dois homens após tentativa de fuga e apreende arma de fogo e grande variedade de drogas em Rio Negrinho

VÍDEO: Após morte de tutor, 16 cães são encontrados em desnutrição extrema e chegam a praticar canibalismo em SC

Atletas da FME de Rio Negrinho são convidados para representar Brusque na etapa estadual da Olesc de Handebol

Operação Nuremberg: GAECO desarticula grupo neonazista com mandados em Santa Catarina e mais três estados

Empreendedoras de Rio Negrinho participam do Delas Summit 2025, maior evento de empreendedorismo feminino do Sul do Brasil

Grupo Linz impulsiona criação de ecossistema de inovação no Alto Paraná, com apoio do governo paraguaio