Assessoria Jurídica da Câmara de Vereadores emite parecer negativo para projeto de decreto sobre o Colégio São José

Botões de Compartilhamento

O projeto de decreto legislativo proposto pelos vereadores Anderson Castro, Nedlin Sacht Padilha, Manoel Alves Neto e Ronei Lovemberger, que visava anular o decreto da prefeitura para a desapropriação do Colégio Cenecista São José, recebeu parecer negativo da assessoria jurídica da Câmara de Vereadores.

A informação foi divulgada na noite de segunda-feira (5) durante a sessão ordinária, quando o  vereador Ronei Lovemberger informou que o parecer jurídico foi desfavorável ao projeto, alegando que a matéria não compete aos vereadores. “Com o parecer jurídico, o projeto agora segue para análise das comissões, e acredito que não será aprovado para votação em plenário. Respeito a opinião da assessora jurídica, cada um tem o direito de expressar sua opinião”, declarou o vereador.

Conclusão do Parecer

“Diante das considerações expostas, do ponto de vista da constitucionalidade e juridicidade, esta consultoria jurídica opina pela rejeição do projeto de decreto legislativo nº 02/2025, por não preencher os pressupostos legais para sua admissibilidade.”

Apesar do parecer jurídico desfavorável, é importante ressaltar que ele é meramente opinativo e não substitui o parecer das Comissões Permanentes da Câmara. As comissões, compostas por representantes do povo, têm a prerrogativa de emitir pareceres com força efetivamente legítima no âmbito do Parlamento.

Além disso, o parecer jurídico não possui força vinculante, e os membros da Câmara podem ou não utilizar seus fundamentos. Caso os vereadores considerem o projeto viável, poderão submeter a matéria à votação em plenário, apresentando suas considerações.

Notícias mais lidas

Polícia Militar recupera trator com registro de furto em Rio Negrinho

Vítima de feminicídio, Pricila Dolla será velada na Capela Mortuária de Volta Grande

Autor de disparos contra mulher em Volta Grande é preso em flagrante, confirma delegado

Amigos e familiares lamentam morte de Pricila Dolla

Feminicídio em Volta Grande: mulher é morta a tiros dentro de casa e ex-namorado tenta tirar a própria vida

Últimas notícias

NOTA DE FALECIMENTO

LEILÃO ONLINE – TERRENO EM RIO NEGRINHO

Acidente envolvendo dois carros e caminhão é registrado na Vila Nova

NOTA DE FALECIMENTO

Rio Negrinho define representantes para a fase microregional dos Jogos Abertos da Terceira idade

Prefeitura de São Bento do Sul assina ordem de serviço para construção de capela mortuária no bairro Serra Alta