Assessoria Jurídica da Câmara de Vereadores emite parecer negativo para projeto de decreto sobre o Colégio São José

Botões de Compartilhamento

O projeto de decreto legislativo proposto pelos vereadores Anderson Castro, Nedlin Sacht Padilha, Manoel Alves Neto e Ronei Lovemberger, que visava anular o decreto da prefeitura para a desapropriação do Colégio Cenecista São José, recebeu parecer negativo da assessoria jurídica da Câmara de Vereadores.

A informação foi divulgada na noite de segunda-feira (5) durante a sessão ordinária, quando o  vereador Ronei Lovemberger informou que o parecer jurídico foi desfavorável ao projeto, alegando que a matéria não compete aos vereadores. “Com o parecer jurídico, o projeto agora segue para análise das comissões, e acredito que não será aprovado para votação em plenário. Respeito a opinião da assessora jurídica, cada um tem o direito de expressar sua opinião”, declarou o vereador.

Conclusão do Parecer

“Diante das considerações expostas, do ponto de vista da constitucionalidade e juridicidade, esta consultoria jurídica opina pela rejeição do projeto de decreto legislativo nº 02/2025, por não preencher os pressupostos legais para sua admissibilidade.”

Apesar do parecer jurídico desfavorável, é importante ressaltar que ele é meramente opinativo e não substitui o parecer das Comissões Permanentes da Câmara. As comissões, compostas por representantes do povo, têm a prerrogativa de emitir pareceres com força efetivamente legítima no âmbito do Parlamento.

Além disso, o parecer jurídico não possui força vinculante, e os membros da Câmara podem ou não utilizar seus fundamentos. Caso os vereadores considerem o projeto viável, poderão submeter a matéria à votação em plenário, apresentando suas considerações.

Notícias mais lidas

Fiscalização apreende 1,3 tonelada de carnes irregulares em estabelecimentos em São Francisco do Sul

Criança morre no incêndio que atingiu casa em Rio Negrinho

VÍDEOS: Casa pega fogo na tarde desta terça-feira em Rio Negrinho

Avó e neta são encontradas mortas dentro de casa ao lado de mensagem de desculpas escrita com sangue

VÍDEO: Após acusação de agredir irmão de Piska, Dido diz que não houve covardia e apresenta vídeo

Últimas notícias

Polícia Militar intensifica fiscalização para coibir furtos de pinhão e danos a araucárias em propriedades particulares em Rio Negrinho

Homem morre após queda de moto em São Bento do Sul

Encenação da Paixão de Cristo nessa Sexta-feira Santa

Nota de Falecimento

Inadimplência volta a recuar em Santa Catarina em março

Homem é preso em flagrante após atirar em cachorro em SC