Santa Catarina registra aumento de laqueaduras e vasectomias após dois anos da lei que ampliou o acesso

Botões de Compartilhamento

Dois anos após a implantação da Lei 14.443/2022, que entrou em vigor em março de 2023 e traz mudanças nas regras para realizar laqueadura e vasectomia, mulheres e homens têm conquistado e ampliado direitos importantes relacionados ao planejamento familiar. Em Santa Catarina, com a nova regulamentação foi possível chegar a um aumento de 66,7% no número de laqueaduras e a 15,9% em vasectomias, na comparação entre os anos de 2023 e 2024, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Foto: Freepik/Imagem ilustrativa

No total, no ano passado, 9.147 mulheres se submeteram ao procedimento de laqueadura e 8.703 homens às vasectomias em todo o estado. Números significativamente superiores aos de 2023, em que foram realizadas 5.488 laqueaduras e 7.510 vasectomias. 

O avanço no acesso aos procedimentos de planejamento familiar em Santa Catarina foi possibilitado por uma significativa modificação nas exigências para a sua realização. Entre elas, destaca-se a dispensa do consentimento do cônjuge para realizar as esterilizações. Além disso, a idade mínima para fazer uma laqueadura foi reduzida de 25 para 21 anos. Para mulheres que já possuem pelo menos dois filhos, não há mais limite de idade para o procedimento.

A Lei também prevê que a laqueadura possa ocorrer no momento seguinte à cesárea, evitando que a mulher passe por duas cirurgias. Esse benefício reduz os riscos de complicações cirúrgicas e a taxa de ocupação de leitos hospitalares.

“Estamos atuando para aumentar os serviços e cirurgias realizadas no estado. Essa ação aliada à alteração das regras para laqueadura e vasectomia estão garantindo a ampliação do acesso a esses procedimentos em Santa Catarina. A nova lei, que entrou em vigor em março de 2023, impactou positivamente muitas pessoas que buscam exercer seu direito ao planejamento familiar. E seguimos comprometidos em promover os direitos dos cidadãos e ampliar o acesso a serviços de saúde essenciais, reconhecendo que o planejamento familiar é fundamental para o bem-estar da população”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.

Para realizar os procedimentos, o usuário do SUS deve se dirigir à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência e expressar a vontade de utilizar o método. O profissional de saúde dará as orientações de como proceder.

Laqueadura

A laqueadura, também conhecida como ligadura de trompas, é um procedimento cirúrgico com finalidade contraceptiva, que impede a gravidez. O procedimento tem duração de 40 minutos a uma hora e pode ser indicado em situações em que uma nova gravidez representa risco à saúde da mulher.

Vasectomia

A vasectomia é uma cirurgia de baixa complexidade realizada com anestesia local, que bloqueia o transporte de espermatozoides. O procedimento leva entre 15 e 20 minutos e não requer internação. Após a cirurgia, é recomendado o uso de outro método contraceptivo por um período mínimo de 90 dias.

Fonte: Agência de Notícias SECOM

Notícias mais lidas

Tragédia no interior de Major Vieira: criança de 5 anos morre atropelada por trator

Maitaca-verde é resgatada e recebe cuidados para reabilitação

Morre Preta Gil, aos 50 anos, após a luta contra o câncer

Jovens ficam feridas após queda de motocicleta na SC-112 em Rio Negrinho

Idoso morre após sair da pista com moto na SC-112 em Rio Negrinho

Últimas notícias

Acidente com três veículos mobiliza socorristas na BR-116 em Mafra

Justiça determina suspensão de audiência pública sobre reforma Administrativa evento aconteceria nesta sexta-feira na Câmara de Vereadores

Homem fica gravamente ferido em acidente com trator no interior de Porto União

Santa Catarina ultrapassa 2,5 mil toneladas na safra da tainha 2025

Prefeitura de Campo Alegre realiza alargamento de estrada na comunidade de Avenca do Rio Negro

Núcleo de Jovens Empreendedores realiza visita técnica na Empresa Multinova