Corpo de Bombeiros Militar investe em novo GPS para aprimorar trabalho com cães de busca e resgate

Botões de Compartilhamento

Buscando aprimorar ainda mais a qualidade e a agilidade das operações realizadas pelos binômios, dupla formada entre o bombeiro militar e o cão de busca e resgate, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) está investindo em novos equipamentos de alta tecnologia. O mais recente avanço é a aquisição de um moderno GPS acoplado a uma coleira rastreadora, equipado com o sistema InReach.

Essa tecnologia permite a comunicação em qualquer região remota, facilitando o monitoramento em tempo real da área varrida pelo cão e sua localização precisa durante as buscas.

O primeiro exemplar desse equipamento está atualmente em fase de testes com o cabo Jean Renato Vieira e sua cadela Ilha, integrantes do 1º Batalhão de Bombeiro Militar (1º BBM), em Florianópolis. Segundo o militar, o novo GPS trará mais segurança e eficiência para as operações.

“Quando estamos em campo, nossos cães ficam livres para realizar a varredura. Com o GPS na coleira, conseguimos visualizar em tempo real onde eles estão, o que nos dá mais segurança e controle sobre a operação”, explica o cabo Jean.

“Esse equipamento nos oferece muito mais qualidade e precisão nas buscas, permitindo identificar a distância percorrida pelo cão e detectar alertas de vítimas, mesmo que não possamos ouvir os latidos a grandes distâncias”, completa.

O equipamento traz também mais segurança à equipe, permitindo que a comunicação ocorra mesmo em locais onde não há sinal de telefonia.

Cinotecnia

A atividade de cinotecnia desenvolvida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina começou em 2003, de forma incipiente, na cidade de Xanxerê, no Oeste catarinense. Em 2008, com o advento do desastre climático que assolou o estado, mais precisamente o Vale do Itajaí, a atividade foi aprimorada.

Atualmente, os treinamentos e o modelo de cinotecnia adotados por Santa Catarina, em que o cão faz parte da família dos bombeiros e convive com eles durante 24 horas por dia, são referências nacionais. A corporação conta com uma Coordenadoria de Busca, Resgate e Salvamento com Cães.

Fonte: Agência de Notícias SECOM

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Polícia Militar cumpre mandado de prisão em Rio Negrinho

Três pessoas são levadas à UPA após colisão entre dois carros na SC-418, em São Bento do Sul

Global Veículos

Incêndio em vegetação mobiliza Bombeiros no bairro Industrial Norte em Rio Negrinho

Incêndio em vegetação mobiliza bombeiros no bairro Industrial Norte, em Rio Negrinho

NOTA DE FALECIMENTO