Cepon realiza cirurgia inovadora e busca pacientes para estudo sobre tratamento do câncer gástrico

Botões de Compartilhamento

Unidade do Governo de Santa Catarina, o Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), realizou a primeira cirurgia utilizando a técnica de Quimioterapia Aerossolizada e Pressurizada Intraperitoneal (PIPAC).

Foto: Michelle Valle / CEPON

O procedimento representa um avanço no tratamento do câncer gástrico com metástase peritoneal e está sendo aplicado pela primeira vez em um hospital 100% SUS na região Sul do Brasil. A instituição agora busca pacientes para um estudo que avaliará a eficácia da técnica combinada com quimioterapia tradicional.

O primeiro paciente submetido ao PIPAC foi um homem de 57 anos diagnosticado com câncer gástrico. Após o procedimento, ele recebeu alta e iniciará a quimioterapia sistêmica nos próximos dias. Segundo o cirurgião do Cepon, Eduardo Zanella, a técnica permite a aplicação direta do medicamento na cavidade abdominal, reduzindo efeitos colaterais e acelerando a recuperação.

“O grande diferencial é a entrega direta do quimioterápico no local afetado, com menor impacto no restante do organismo e sem interferir na quimioterapia venosa, que segue como tratamento padrão”, explica.

A PIPAC é um procedimento minimamente invasivo, realizado por laparoscopia, onde um aerossol dispersa o quimioterápico diretamente na cavidade abdominal, alcançando os nódulos metastáticos. “Esse método pode controlar a doença e aumentar a sobrevida de pacientes com carcinomatose peritoneal, que historicamente possui um prognóstico desafiador”, destaca o Zanella.

O estudo em andamento no Cepon, feito por meio de uma parceria com uma empresa privada, pretende avaliar a eficácia da PIPAC quando combinada com quimioterapia tradicional, como destaca a responsável pelo estudo, Marília Antunes.

“A gente quer avaliar o desfecho dos pacientes, principalmente a sobrevida global desses pacientes, a resposta da PIPAC com a quimioterapia sistêmica, avaliar o desfecho desses pacientes e saber quais deles vão ser elegíveis no final desse estudo”, explica a residente do Cepon sobre a abordagem cirúrgica que busca remover completamente o tumor visível, melhorando as chances de controle da doença.

Vantagens da PIPAC

A nova abordagem se destaca por aumentar a efetividade da quimioterapia, especialmente no peritônio, região de difícil acesso para os tratamentos convencionais devido à baixa vascularização. O uso do aerossol permite uma distribuição homogênea do medicamento, potencializando sua ação nos tumores. Além disso, o procedimento apresenta baixa taxa de complicações e melhora a qualidade de vida dos pacientes, reduzindo efeitos adversos como náuseas e enjoos, comuns na quimioterapia intravenosa.

Como participar do estudo

O Cepon está recrutando pacientes entre 25 e 75 anos, com diagnóstico de câncer gástrico e sem doença à distância, ou seja, com metástase exclusivamente para o peritônio, que atendam a critérios específicos, como:

  • ECOG 0 a 1 (boa performance funcional);
  • Taxa de filtração glomerular acima de 50 (função renal preservada);
  • Bilirrubina até 3 (função hepática adequada).
  • Interessados podem obter mais informações pelo e-mail: comunicacao@cepon.org.br.

O Cepon faz parte da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), gerida pela FAHECE. É referência em oncologia, reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como Centro de Referência em Medicina Paliativa no Brasil.

Fonte: Michelle Valle / Comunicação do CEPON e Agência de Notícias SECOM

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Lei municipal proíbe fogos de artifício com barulho em Rio Negrinho

Entre balões, abraços e despedidas: alunos do Colégio Jorge Zipperer vivem último dia de aula com emoção e reconhecimento

VÍDEO: Estátua da Havan desaba após fortes rajadas de vento de 90km/h no RS

Natal Solidário em Rio Negrinho arrecada mais de uma tonelada de alimentos com pista de patinação

Câmara de Vereadores de Rio Negrinho inaugura ampliação da sede com novos espaços modernos

Confira a previsão do tempo para esta semana em SC