Cepon realiza cirurgia inovadora e busca pacientes para estudo sobre tratamento do câncer gástrico

Botões de Compartilhamento

Unidade do Governo de Santa Catarina, o Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), realizou a primeira cirurgia utilizando a técnica de Quimioterapia Aerossolizada e Pressurizada Intraperitoneal (PIPAC).

Foto: Michelle Valle / CEPON

O procedimento representa um avanço no tratamento do câncer gástrico com metástase peritoneal e está sendo aplicado pela primeira vez em um hospital 100% SUS na região Sul do Brasil. A instituição agora busca pacientes para um estudo que avaliará a eficácia da técnica combinada com quimioterapia tradicional.

O primeiro paciente submetido ao PIPAC foi um homem de 57 anos diagnosticado com câncer gástrico. Após o procedimento, ele recebeu alta e iniciará a quimioterapia sistêmica nos próximos dias. Segundo o cirurgião do Cepon, Eduardo Zanella, a técnica permite a aplicação direta do medicamento na cavidade abdominal, reduzindo efeitos colaterais e acelerando a recuperação.

“O grande diferencial é a entrega direta do quimioterápico no local afetado, com menor impacto no restante do organismo e sem interferir na quimioterapia venosa, que segue como tratamento padrão”, explica.

A PIPAC é um procedimento minimamente invasivo, realizado por laparoscopia, onde um aerossol dispersa o quimioterápico diretamente na cavidade abdominal, alcançando os nódulos metastáticos. “Esse método pode controlar a doença e aumentar a sobrevida de pacientes com carcinomatose peritoneal, que historicamente possui um prognóstico desafiador”, destaca o Zanella.

O estudo em andamento no Cepon, feito por meio de uma parceria com uma empresa privada, pretende avaliar a eficácia da PIPAC quando combinada com quimioterapia tradicional, como destaca a responsável pelo estudo, Marília Antunes.

“A gente quer avaliar o desfecho dos pacientes, principalmente a sobrevida global desses pacientes, a resposta da PIPAC com a quimioterapia sistêmica, avaliar o desfecho desses pacientes e saber quais deles vão ser elegíveis no final desse estudo”, explica a residente do Cepon sobre a abordagem cirúrgica que busca remover completamente o tumor visível, melhorando as chances de controle da doença.

Vantagens da PIPAC

A nova abordagem se destaca por aumentar a efetividade da quimioterapia, especialmente no peritônio, região de difícil acesso para os tratamentos convencionais devido à baixa vascularização. O uso do aerossol permite uma distribuição homogênea do medicamento, potencializando sua ação nos tumores. Além disso, o procedimento apresenta baixa taxa de complicações e melhora a qualidade de vida dos pacientes, reduzindo efeitos adversos como náuseas e enjoos, comuns na quimioterapia intravenosa.

Como participar do estudo

O Cepon está recrutando pacientes entre 25 e 75 anos, com diagnóstico de câncer gástrico e sem doença à distância, ou seja, com metástase exclusivamente para o peritônio, que atendam a critérios específicos, como:

  • ECOG 0 a 1 (boa performance funcional);
  • Taxa de filtração glomerular acima de 50 (função renal preservada);
  • Bilirrubina até 3 (função hepática adequada).
  • Interessados podem obter mais informações pelo e-mail: comunicacao@cepon.org.br.

O Cepon faz parte da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), gerida pela FAHECE. É referência em oncologia, reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como Centro de Referência em Medicina Paliativa no Brasil.

Fonte: Michelle Valle / Comunicação do CEPON e Agência de Notícias SECOM

Notícias mais lidas

Tragédia no interior de Major Vieira: criança de 5 anos morre atropelada por trator

Maitaca-verde é resgatada e recebe cuidados para reabilitação

Morre Preta Gil, aos 50 anos, após a luta contra o câncer

Jovens ficam feridas após queda de motocicleta na SC-112 em Rio Negrinho

Idoso morre após sair da pista com moto na SC-112 em Rio Negrinho

Últimas notícias

VÍDEO: Filhote de Jacaré-de-papo-amarelo com leucismo é resgatado em SC

Nova gasolina com 30% de etanol passa a valer no Brasil a partir desta sexta-feira (1º)

SAMAE promove aulas gratuitas de Yoga no Ecoparque

Feto é encontrado em vaso sanitário de unidade de saúde em Chapecó; mulher diz que não sabia da gravidez

São Bento do Sul promove encontro técnico em homenagem ao Dia do Agricultor

Confira a previsão do tempo para os próximos dias em SC