VÍDEO: Polícia Militar e Cidasc soltam pássaros silvestres e impedem torneio ilegal de canto em SC

Botões de Compartilhamento

Na manhã de domingo (16), a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental, impediu a realização de um torneio ilegal de canto de pássaros silvestres no bairro Monte Verde, em Florianópolis. Durante a ação, participantes tentaram fugir pela mata, e o responsável pelo evento conseguiu escapar. Diversos frequentadores foram autuados, e as aves apreendidas foram soltas em área adequada.

Ao chegarem ao local, os policiais encontraram um portão improvisado com cadeado, o que dificultou a abordagem e permitiu que alguns participantes fugissem para a mata. Após superar o obstáculo, a equipe identificou os frequentadores, mas o organizador do torneio conseguiu escapar antes de ser qualificado. Durante a fiscalização, foram lavrados autos de infração ambiental contra diversos envolvidos.

Durante toda a operação, esteve presente a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), responsável pela fiscalização sanitária deste tipo de evento. Após a conclusão da ação e apreensão dos animais, foi emitido um laudo autorizando a soltura das aves, entre elas coleiras e trinca-ferros, em razão das boas condições de saúde. A soltura ocorreu na localidade de Maciambú Pequeno, no município de Palhoça, em uma área compatível com as necessidades alimentares das espécies.

Em Santa Catarina, a realização de torneios com aves silvestres é regida pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SAR), conforme a Portaria SAR nº 16/2024, que estabelece condições para a realização desses eventos. A atividade depende de autorização dos órgãos ambientais competentes, como o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) ou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A captura, posse e transporte de aves silvestres são regulamentados pela legislação ambiental para garantir a proteção da fauna. Para que esses eventos ocorram de forma legal, é necessário que os organizadores obtenham as licenças apropriadas, assegurando que as aves participantes não estejam em risco de extinção e cumpram as normas de bem-estar animal.

Notícias mais lidas

Acidente entre carro e motocicleta deixa jovem ferida na BR-280 em São Bento do Sul

Homem é preso por tráfico de drogas em Rio Negrinho

Realeza da 41ª Schlachtfest é escolhida em São Bento do Sul

Bombeiros de Rio Negrinho atendem duas ocorrências graves na SC-112 em sequência na noite de quinta-feira (4)

Irmãos são presos por contrabando em São Bento do Sul

Últimas notícias

Polícia Militar de Rio Negrinho recebe visita de ex-comandante

Santa Catarina será o principal cenário nacional para “Minha Vida com Shurastey”, produção que deve impulsionar o turismo no estado

SAMAE realiza manutenção na rede de água na noite desta quinta-feira (30), na área central em Rio Negrinho

Anvisa proíbe duas substâncias utilizadas em produtos para unhas em gel; saiba mais

Tarifaço e os impactos nos negócios internacionais foi tema de palestra

Produtores de Rio Negrinho recebem mais de 14 mil alevinos