Plano de economia circular é lançado para elevar a competitividade do polo moveleiro

Botões de Compartilhamento

A apresentação do plano de gestão de economia circular para o setor moveleiro da região mobilizou autoridades públicas estaduais e municipais, representantes de entidades empresariais, instituições de ensino e empresários na noite de terça-feira, 18 de março, no auditório do Sindusmobil. O projeto Foresight, desenvolvido em parceria com o Sebrae Santa Catarina, busca elevar a competitividade das empresas e fortalecer sua presença no mercado mundial com produtos sustentáveis e de maior valor agregado.

Presente no encontro, o secretário estadual da Indústria, Comércio e Serviços, destacou a importância do polo moveleiro de São Bento do Sul, que é líder nacional nas exportações brasileiras de móveis. “É um setor que tem raízes consolidadas e que gera riquezas para a economia catarinense e contribui com o desenvolvimento social das comunidades”, destacou Sílvio Dreveck.

O projeto Foresight vem sendo desenvolvido desde o ano passado, através de uma parceria do Sebrae com os sindicatos das indústrias moveleiras Sindusmobil, de São Bento do Sul, e Sindicom, de Rio Negrinho. “O projeto apresenta uma metodologia, com olhar na sustentabilidade, que vem potencializar a competitividade já existente no polo moveleiro local”, informou Jaime Dias Junior, gerente regional do Sebrae.

Para o presidente do Sindusmobil, a concretização do Foresight é uma reafirmação do compromisso do setor com a sustentabilidade e a inovação. “O projeto fortalece nossas ações e coloca em evidência a economia circular, abrindo caminho para uma indústria mais eficiente, competitiva e alinhada às exigências do mercado global”, ressaltou Luiz Carlos Pimentel.

PROJETO FORESIGHT

O plano de gestão de economia circular foi desenvolvido após ampla análise do cenário atual, as características do setor moveleiro da região e ainda a economia mundial. Algumas tendências e características do setor foram estudadas em profundidade, como sustentabilidade e economia circular, inovação tecnológica e inovação, personalização e demanda por design modular, exportações e comércio internacional.

O trabalho foi desenvolvido pelo italiano Emílio Beltrami, graduado em Ciência Políticas Internacionais, mestre em Desenvolvimento Econômico e diretor do Instituto Foresight. Houve participação da governança do projeto, formado por entidades empresariais, instituições de fomento, poder público municipal, instituições de ensino, prestadoras de serviços e empresas. Também houve apoio da Arpem, Asbim e FIESC.

O plano apresentou, ao final, o Mapeamento da Inteligência Circular nos Territórios. Trata-se de um caminho para transformar regiões produtivas em modelos de eficiência e inovação sustentável. São temas que serão desenvolvidos para colocar em prática o projeto Foresight: sistemas industriais circulares, provedores de tecnologia e inovação, sistema financeiro, competitividade e comunicação, inteligência coletiva e governança.

Notícias mais lidas

Tragédia no interior de Major Vieira: criança de 5 anos morre atropelada por trator

Maitaca-verde é resgatada e recebe cuidados para reabilitação

Morre Preta Gil, aos 50 anos, após a luta contra o câncer

Jovens ficam feridas após queda de motocicleta na SC-112 em Rio Negrinho

Idoso morre após sair da pista com moto na SC-112 em Rio Negrinho

Últimas notícias

Quase 100 kg de skunk são apreendidos em SC

Alunos do 1º ao 9º ano apresentam trabalhos na Mostra de Conhecimento da Escola Jerônimo Francisco Coelho Pacheco

População brasileira chega a 213,4 milhões em julho deste ano

Confira os filmes que estreiam no Cine Gracher esta semana

GAECO do MPSC presta apoio ao MPSP na megaoperação Carbono Oculto, que investiga a ocorrência de ilícitos no mercado de combustíveis

Câmara de Rio Negrinho aprova redação final do projeto que cria o Programa “Bebê a Bordo”