Produção de soja em Santa Catarina cresceu 275% nos últimos 12 anos

Botões de Compartilhamento

A soja vem ganhando cada vez mais espaço no agronegócio catarinense, principalmente em áreas que antes eram usadas para o plantio de milho. De acordo com dados do Observatório Agro Catarinense, ao longo dos últimos 12 anos, Santa Catarina aumentou em 275,8% a produção do grão e 60,5% a área plantada. Para a primeira safra 2024/2025 da cultura no estado, segundo o Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa) estima, o grão teve um aumento de 2,62% na área plantada, 9,79% na produtividade média e um aumento de 12,67% na quantidade produzida. 

Fotos: Rafael Althoff / Epagri

Conforme o engenheiro-agrônomo João Alves, analista de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural da Epagri/Cepa, esta elevação se deve pela valorização do grão no mercado internacional. “A maior estabilidade de preços frente a outras commodities é um aspecto que tem motivado os produtores a ampliarem suas áreas de plantio”, explica Alves.

Nos gráficos abaixo, retirados do Observatório Agro Catarinense, é possível visualizar a evolução da cultura no estado desde 2012.

Giro da Safra de Soja

Esta semana, de 17 a 20 de março, a Epagri/Cepa e o Sicoob Central SC/RS estão promovendo o Giro da Safra de soja 2024/2025, com o objetivo de avaliar a produtividade da cultura no Planalto Norte de Santa Catarina.

Por meio do Giro da Safra, a Epagri/Cepa aprimora seu sistema de monitoramento com dados mais assertivos. Para isso, são levantadas informações a campo em uma amostra probabilística composta de 50 lavouras distribuídas nos municípios de Mafra (12), Canoinhas (8), Itaiópolis (9), Irienópolis (4), Papanduva (5), Major Vieira (3), Rio Negrinho (5) e Porto União (3). Na quinta, 20, acontecerá, em Mafra, o encerramento do evento com a apresentação dos resultados parciais das análises realizadas no decorrer do Giro. 

O Giro da Safra acontece de 17 a 20 de março em oito municípios do Planalto Norte para avaliar a produtividade da soja na região

Produção no Planalto Norte

A região do Planalto Norte de Santa Catarina é a maior produtora de soja no estado: no ano passado colheu cerca de 586 mil toneladas em 171 mil hectares de área plantada, conforme dados do Observatório Agro Catarinense. A Epagri/Cepa aponta que, nesta primeira safra de soja 2024/2025, a estimativa de área plantada em Mafra é superior a 34 mil hectares e a produção de 122.717 toneladas, seguida de Canoinhas com 28.500 hectares plantados e produção de quase 107 mil toneladas do grão. As informações atualizadas das demais cidades e regiões de Santa Catarina podem ser acessadas no site do InfoAgro.

Fonte: Agência de Notícias SECOM

Notícias mais lidas

Acidente entre carro e motocicleta deixa jovem ferida na BR-280 em São Bento do Sul

Homem é preso por tráfico de drogas em Rio Negrinho

Realeza da 41ª Schlachtfest é escolhida em São Bento do Sul

Bombeiros de Rio Negrinho atendem duas ocorrências graves na SC-112 em sequência na noite de quinta-feira (4)

Irmãos são presos por contrabando em São Bento do Sul

Últimas notícias

Campeonato Municipal de Futebol de Campo 2025 começa neste sábado em Rio Negrinho

Semana da Educação Infantil resgata brincadeiras e cantigas em Rio Negrinho

Cármen Lúcia forma maioria pela condenação de Bolsonaro e aliados

Procon de São Bento do Sul divulga pesquisa de preços dos combustíveis

Parte da Avenida dos Imigrantes será interditada nesta sexta-feira (12)

Confira os filmes que estreiam no Cine Gracher esta semana