Santa Catarina registra desvalorização no preço pago ao produtor da banana-caturra

Botões de Compartilhamento

Entre janeiro e fevereiro de 2025, o mercado de bananas em Santa Catarina apresentou uma queda de 22,7% nos preços pagos ao produtor da banana-caturra devido ao aumento da oferta.

Por outro lado, a banana-prata registrou uma valorização de 2,8%, impulsionada pela melhoria na qualidade da fruta e pelo aumento da demanda. Esses dados estão no Boletim Agropecuário de março, publicação mensal do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa) que reúne informações conjunturais das safras e dos mercados dos principais produtos agropecuários do Estado. 

Foto: Freepik

De acordo com analista de socioeconomia e desenvolvimento rural da Epagri/Cepa, economista Rogério Goulart Júnior, neste ano a banana-caturra apresentou um aumento de 17% na produção em relação ao ano anterior, com estimativa de 626 mil toneladas de variedade a ser colhida. 

Com o aumento da oferta ocorreu uma desvalorização nos preços pago aos produtores nestes dois primeiros meses de 2025, chegando a mais de 50% em relação ao ano anterior, que apresentou menor oferta. Porém, mesmo diante deste cenário o fruticultor está conseguindo manter a margem adequada, pois apesar do preço da fruta estar baixo o produtor está ganhando na quantidade vendida, ” explica Rogério.

Já a banana-prata, entre janeiro e fevereiro deste ano, apresentou os preços valorizados mesmo com o aumento estimado de 15% na produção, totalizando 138 mil toneladas no estado.

“Isso ocorreu devido à melhoria da qualidade da fruta em função dos tratos culturais e o aumento na demanda sazonal com a volta às aulas, já que a variedade é um dos principais itens da alimentação escolar”, afirma o analista.

Mercado da banana em março

Rogério complementa que no mês de março a expectativa é de desvalorização nos preços ao produtor em torno de 1,5% com o aumento da oferta da banana-caturra e de valorização da banana-prata em 8,1%, devido à melhoria na qualidade por conta das temperaturas mais amenas nas regiões produtoras. 

Conforme o analista, as expectativas da banana-caturra para o mês de março são de redução dos preços, porém com uma queda menor que nos meses anteriores. “Já com a banana-prata os preços devem continuar estabilizados com pequena tendência de alta no valor pago ao produtor”, comenta o economista. 

As expectativas da banana-caturra para o mês de março são de redução dos preços, porém com uma queda menor que nos meses anteriores

No mercado nacional, as bananas-nanica e prata apresentam tendência de desvalorização das cotações nos próximos meses com perspectiva de aumento na oferta e demanda. No comparativo de safras de 2023/24 e 2024/25, a estimativa é de aumento de 16,8% na produção de banana (764,1 mil toneladas) em relação à da safra anterior (653,9 mil toneladas) com acréscimo de 2,6% na área em produção, passando para 28,4 mil hectares. 

Fonte: Epagri

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Quatro trabalhadores ficam feridos em acidente de trabalho em Rio Negrinho

Hoje é dia de Terço de Natal em Família na Comunidade Nossa Senhora Aparecida

Semana de calor intenso e temporais isolados marca os dias que antecedem o Natal em Santa Catarina

Governadores Jorginho Mello e Ratinho Júnior assinam convênio para duplicação da SC-417 entre Garuva e a BR-101

Educação que transforma: EMEJA celebra formatura de jovens e adultos em Rio Negrinho

Coleta de resíduos será suspensa nos feriados de Natal e Ano Novo em Rio Negrinho