Santa Catarina sanciona lei que garante atendimento preferencial a doadores regulares de sangue em estabelecimentos comerciais

Botões de Compartilhamento

Já está em vigor a lei que assegura atendimento preferencial a doadores regulares de sangue, órgãos, tecidos e medula óssea em estabelecimentos comerciais, eventos patrocinados pela administração pública estadual e em procedimentos administrativos dos órgãos públicos de Santa Catarina.

Foto: Marco Favero | Secom

Sancionada no dia 22 de janeiro de 2025, a Lei Nº 19.250, denominada Solidariedade à Frente, foi proposta pelo deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD). Para usufruir do benefício, o doador deve comprovar pelo menos duas doações de sangue no último ano ou uma doação de medula óssea nos últimos três anos, realizadas em instituições sediadas no estado. O direito poderá ser comprovado por meio de carteirinhas ou atestados emitidos pelos órgãos responsáveis.

O descumprimento da lei pode resultar em multa de R$ 1.412,00, com reajuste anual pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em caso de reincidência, o valor será dobrado.

Hemosc reforça importância da doação

O Hemosc, responsável por 98% do sangue coletado e distribuído no estado, possui unidades em nove municípios catarinenses: Blumenau, Joinville, Lages, Florianópolis, Criciúma, Joaçaba, Chapecó, Jaraguá do Sul e Tubarão.

Para doar sangue, é necessário agendar um horário no site do Hemosc e atender aos requisitos básicos, como ter entre 18 e 69 anos (ou entre 16 e 17 anos com autorização dos responsáveis), pesar acima de 50 kg, estar em boas condições de saúde, evitar consumo de álcool nas 12 horas anteriores à doação, evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 3 horas que antecedem a doação.

Notícias mais lidas

Acidente entre carro e motocicleta deixa jovem ferida na BR-280 em São Bento do Sul

Homem é preso por tráfico de drogas em Rio Negrinho

Realeza da 41ª Schlachtfest é escolhida em São Bento do Sul

Bombeiros de Rio Negrinho atendem duas ocorrências graves na SC-112 em sequência na noite de quinta-feira (4)

Irmãos são presos por contrabando em São Bento do Sul

Últimas notícias

Polícia Militar recupera veículo furtado em Rio Negrinho com ajuda da comunidade

Mais de 80 mil empregadores deverão regularizar FGTS de domésticas

Pecuária impulsiona PIB de Santa Catarina com alta em frango e suíno

Confira as vagas de emprego disponíveis no SINE de Rio Negrinho

Suspeitos de mensagens de ameaças de morte contra o governador de SC são alvos de operação

Sucesso de público leva Orquestra Filarmônica a anunciar show extra