Projeto de lei propõe publicidade dos currículos de servidores comissionados no setor público

Botões de Compartilhamento

A Câmara Municipal de Rio Negrinho está analisando o Projeto de Lei Ordinária Nº 0022/2025, que propõe a publicidade dos currículos dos servidores comissionados da administração pública municipal. A iniciativa visa reforçar a transparência e garantir que os ocupantes desses cargos possuam qualificações adequadas para suas funções.

Principais Diretrizes do Projeto

O projeto estabelece que a Prefeitura e a Câmara de Vereadores de Rio Negrinho-SC deverão divulgar, em meio eletrônico de acesso público, os currículos dos servidores ocupantes de cargos de livre nomeação e exoneração. As informações a serem publicadas incluem:

•             Nome completo;

•             Cargo ocupado;

•             Formação acadêmica;

•             Experiência profissional relevante.

O texto da matéria diz que a divulgação dos dados deverá ocorrer em até dez dias úteis após a nomeação e permanecer acessível enquanto durar o exercício do cargo. Para nomeações já efetivadas, o prazo para publicação será de dez dias a partir da promulgação da lei.

O projeto também reforça a necessidade de conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo a segurança das informações pessoais divulgadas.

De acordo com o vereador autor da proposta Nedlin Sacht Padilha, o objetivo da proposta é fortalecer os princípios constitucionais da moralidade, publicidade e eficiência na administração pública. “A transparência é essencial para que a população possa acompanhar e fiscalizar as nomeações, garantindo que os cargos sejam ocupados por profissionais qualificados”, argumenta o parlamentar.

O projeto não interfere na autonomia do Executivo para nomeação de cargos comissionados, mas busca assegurar que as nomeações sigam critérios técnicos. Segundo o vereador, a medida está em conformidade com a Constituição Federal e com a Lei Orgânica do Município.

Emenda

O vereador Rafael Schroeder apresentou durante Sessão Ordinária dessa segunda-feira dia 24 de março de 2025, uma emenda ao projeto, que recebeu apoio dos demais parlamentares. A modificação permite que o Poder Executivo regulamente a lei, garantindo sua execução de forma compatível com a Lei Geral de Proteção de Dados -LGPD. Atualmente, o site da Prefeitura já disponibiliza informações sobre servidores, e a regulamentação permitirá adequar os dados já divulgados às exigências do projeto.

O Projeto de Lei segue em tramitação na Câmara Municipal e aguarda novas deliberações, incluindo a votação em plenário, antes de ser encaminhado para sanção do Executivo.

Notícias mais lidas

Defesa Civil alerta: frio intenso atinge SC com mínimas de até -4°C e risco de geada

Carro de músico Agnaldo Lima pega fogo na madrugada e equipamentos de trabalho são destruídos

Jovem William Neppl, de 21 anos, morre após uma semana internado na UTI

Rio Negrinho amanheceu congelante registrando temperatura negativa

Morre Juliana Marins, brasileira que caiu em trilha na Indonésia

Últimas notícias

Arraiá da Saúde leva serviços e acolhimento à comunidade neste sábado em Rio Negrinho

Indústria catarinense cresce mais que o dobro da média nacional

Câmbio Verde arrecada mais de 3,5 toneladas de recicláveis no bairro Cruzeiro e atrai visitantes de outros municípios

Brasil atinge 59,2% de crianças alfabetizadas em 2024

Rua Eduardo Rueckl receberá recapeamento asfáltico a partir de segunda-feira em Rio Negrinho

Produção de motocicletas passa de 1 milhão em 2025, diz Abraciclo