Com aumento na demanda, HEMOSC chama população para repor estoques de sangue

Botões de Compartilhamento

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC), unidade do Governo do Estado, reforça a importância da doação regular de sangue diante do aumento da demanda e da queda nos estoques no Estado. A alta no número de procedimentos de saúde levou a um crescimento de 6% no consumo de sangue entre 2023 e 2024. Agora em 2025, somente nos dois primeiros meses, houve um acréscimo de 9,7% nas solicitações de sangue se comparado com 2024, enquanto as doações cresceram 6%. Atualmente, os tipos sanguíneos A e O, positivo e negativo, estão em níveis reduzidos e a instituição conta com o apoio da população para reabastecê-los.

A diretora-geral do HEMOSC, Patrícia Carsten, destaca que a doação de sangue é um ato voluntário e heroico que salva vidas. “O sangue não tem substituto, a única fonte é a doação de uma pessoa saudável para quem precisa. Assim, convidamos nossos doadores e quem ainda não é para fazerem esse ato de generosidade e cidadania que salva vidas. Precisamos de um abastecimento contínuo e seguro. Desde o ano passado, os estoques têm oscilado e, para atender às demandas diárias, é necessária a coleta mínima de 600 bolsas de sangue”, explica.

A necessidade de sangue é constante e apenas com a participação regular da população é possível manter os estoques em níveis adequados. A doação é um gesto solidário e essencial para salvar vidas, especialmente de pacientes em tratamentos oncológicos, cirurgias, emergências e outras condições médicas.

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, com peso mínimo de 50 kg e em boas condições de saúde. Menores de idade devem apresentar autorização dos responsáveis. É necessário estar descansado, alimentado e portar um documento oficial com foto.

O HEMOSC, órgão da Secretaria de Estado da Saúde (SES), é responsável por 98% da coleta e distribuição de sangue no estado. O serviço é gerido pela organização social Fundação de Apoio ao HEMOSC/CEPON (FAHECE).

O presidente da FAHECE, Dr. Alvin Laemmel, reforça a importância da solidariedade nesse momento. “Um doador pode ajudar até quatro vidas. A doação de sangue é um ato de generosidade que faz a diferença para milhares de pessoas”, afirma.

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

EMEB Menino Jesus é oficialmente entregue após ampla reforma e modernização

Auto de Natal emociona público e reúne comunidade em mais uma noite especial do Natal Encantado

Nota de Falecimento

Definidos os grupos da Copa do Mundo 2026 após sorteio da Fifa

Avião de pequeno porte faz pouso de emergência e tomba em plantação em SC

Motociclista de 22 anos é levado ao hospital após colisão com carro em Rio Negrinho