Com aumento na demanda, HEMOSC chama população para repor estoques de sangue

Botões de Compartilhamento

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC), unidade do Governo do Estado, reforça a importância da doação regular de sangue diante do aumento da demanda e da queda nos estoques no Estado. A alta no número de procedimentos de saúde levou a um crescimento de 6% no consumo de sangue entre 2023 e 2024. Agora em 2025, somente nos dois primeiros meses, houve um acréscimo de 9,7% nas solicitações de sangue se comparado com 2024, enquanto as doações cresceram 6%. Atualmente, os tipos sanguíneos A e O, positivo e negativo, estão em níveis reduzidos e a instituição conta com o apoio da população para reabastecê-los.

A diretora-geral do HEMOSC, Patrícia Carsten, destaca que a doação de sangue é um ato voluntário e heroico que salva vidas. “O sangue não tem substituto, a única fonte é a doação de uma pessoa saudável para quem precisa. Assim, convidamos nossos doadores e quem ainda não é para fazerem esse ato de generosidade e cidadania que salva vidas. Precisamos de um abastecimento contínuo e seguro. Desde o ano passado, os estoques têm oscilado e, para atender às demandas diárias, é necessária a coleta mínima de 600 bolsas de sangue”, explica.

A necessidade de sangue é constante e apenas com a participação regular da população é possível manter os estoques em níveis adequados. A doação é um gesto solidário e essencial para salvar vidas, especialmente de pacientes em tratamentos oncológicos, cirurgias, emergências e outras condições médicas.

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, com peso mínimo de 50 kg e em boas condições de saúde. Menores de idade devem apresentar autorização dos responsáveis. É necessário estar descansado, alimentado e portar um documento oficial com foto.

O HEMOSC, órgão da Secretaria de Estado da Saúde (SES), é responsável por 98% da coleta e distribuição de sangue no estado. O serviço é gerido pela organização social Fundação de Apoio ao HEMOSC/CEPON (FAHECE).

O presidente da FAHECE, Dr. Alvin Laemmel, reforça a importância da solidariedade nesse momento. “Um doador pode ajudar até quatro vidas. A doação de sangue é um ato de generosidade que faz a diferença para milhares de pessoas”, afirma.

Notícias mais lidas

Acidente entre carro e motocicleta deixa jovem ferida na BR-280 em São Bento do Sul

Homem é preso por tráfico de drogas em Rio Negrinho

Realeza da 41ª Schlachtfest é escolhida em São Bento do Sul

Bombeiros de Rio Negrinho atendem duas ocorrências graves na SC-112 em sequência na noite de quinta-feira (4)

Irmãos são presos por contrabando em São Bento do Sul

Últimas notícias

Operação Virtude: PM de Santa Catarina alcança 400 mil pessoas em ações de combate à violência contra idosos

Defesa Civil emite alerta para temporais em Rio Negrinho e região a partir desta sexta-feira

Homem morre em grave acidente envolvendo três veículos na BR-280 em Jaraguá do Sul

Confira os filmes que estreiam no Cine Gracher esta semana

Natal Encantado 2025 terá pista de patinação no gelo como grande novidade em Rio Negrinho

Rio Negrinho: Trânsito será interditado na Ponte do Gibaco nesta quinta-feira para manutenção