Esquema milionário de venda ilegal de cigarros eletrônicos é alvo de operação em Joinville

Botões de Compartilhamento

Nesta terça-feira (25), um esquema de venda ilegal de cigarros eletrônicos foi alvo de uma operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas). A operação cumpriu 18 ordens judiciais de busca e apreensão, em três cidades de Santa Catarina. O esquema tinha como sede Joinville.

A operação buscou desarticular um grupo voltado à prática dos crimes de associação criminosa, relações de consumo e lavagem de dinheiro, o qual teria movimentado em apenas dois anos mais de R$ 10 milhões.

Segundo o MPSC (Ministério Público de Santa Catarina), o esquema era responsável pela distribuição dos cigarros eletrônicos para diversas cidades de Santa Catarina, abastecendo também outros estados. Era utilizado uma plataforma específica criada na internet para facilitar esse comércio, apontou a investigação.

A operação intitulada “Evali” faz referência à sigla em inglês definida como “E-cigarette or Vaping product use-Associated Lung Injury”, significando uma lesão pulmonar associada ao uso de cigarro eletrônico ou produtos de vaping.

Ao todo, foram cumpridas 18 ordens judiciais de busca e apreensão, em três cidades catarinenses, além do sequestro e bloqueio de bens, em desfavor de pessoas físicas e jurídicas investigadas. Na operação, foram apreendidos mais de R$ 247 mil em dinheiro e centenas de cigarros eletrônicos.

A investigação tramita sob sigilo e, assim que possível, novas informações poderão ser divulgadas.  A operação também conta com o apoio técnico da Secretaria do Estado da Fazenda na verificação da regularidade fiscal e da Polícia Científica de Santa Catarina na extração de elementos de interesse investigativo.

Foto: MPSC/Divulgação

Notícias mais lidas

Defesa Civil alerta: frio intenso atinge SC com mínimas de até -4°C e risco de geada

Carro de músico Agnaldo Lima pega fogo na madrugada e equipamentos de trabalho são destruídos

Jovem William Neppl, de 21 anos, morre após uma semana internado na UTI

Rio Negrinho amanheceu congelante registrando temperatura negativa

Morre Juliana Marins, brasileira que caiu em trilha na Indonésia

Últimas notícias

Polícia Civil realiza prisão por tráfico e receptação no bairro Campo Lençol

Polícia Militar registra recorde de apreensões de drogas nas rodovias estaduais no primeiro semestre

Cursos gratuitos em Rio Negrinho capacitam jovens e adultos para o mercado de trabalho

Homem é levado ao hospital após colisão entre carro e caminhão na BR-280 em São Bento do Sul

Energia: Brasil precisará de térmicas para atender horário de pico

Inscrições abertas para o Desfile Cívico da Independência 2025 em São Bento do Sul