Uma operação de fiscalização realizada em São Francisco do Sul, no Norte de Santa Catarina, apreendeu 1,3 tonelada de carnes e embutidos de origem animal, entre suínos, bovinos e aves, devido a irregularidades encontradas nos estabelecimentos comerciais. A ação, que teve início na terça-feira (25) e foi concluída na quarta-feira (26), identificou problemas em três dos quatro locais vistoriados.
Durante as inspeções, fiscais da Vigilância Sanitária municipal detectaram falhas como a falta de registro de procedência dos produtos, armazenamento inadequado e validade expirada. Apenas um dos estabelecimentos estava em conformidade com as normas sanitárias, não havendo apreensão de mercadorias nesse local.
Os responsáveis pelos estabelecimentos notificadas foram orientados a corrigir as falhas encontradas, a fim de evitar sanções mais severas, como multas e outras penalidades previstas pela legislação vigente.
A operação foi coordenada pelo Ministério Público Estadual e contou com o apoio da Prefeitura de São Francisco do Sul, além de diversos órgãos, como o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Secretaria dos Balneários, e as polícias Civil e Militar.