A Univille sediou, na quarta-feira (26), a Conferência Microrregional de Inovação do programa estadual SC Mais Inovação, em São Bento do Sul. O evento reuniu prefeitos, secretários municipais de desenvolvimento econômico, vereadores, representantes de associações empresariais de São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre, além de instituições de ensino e entidades ligadas ao setor de tecnologia e inovação.
A conferência apresentou as estratégias do programa, que pretende movimentar R$ 600 milhões, fortalecendo a inovação para impulsionar o desenvolvimento econômico em Santa Catarina. O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, destacou as duas frentes principais da iniciativa: dar suporte às prefeituras na implementação de legislações que incentivem a inovação e facilitar o acesso das empresas a leis de fomento e incentivos fiscais para viabilizar projetos inovadores com apoio das universidades.
Durante o evento, os participantes também conheceram a plataforma iCatarina, já disponível online, que centraliza informações e oportunidades do SC Mais Inovação. O Sistema Acafe, responsável pela execução do programa, apresentou as estratégias adotadas para sua implementação.
Na região, a Univille desempenha um papel central no programa. Além de coordenar a iniciativa em nível local, a universidade é a atual gestora do Centro de Inovação do Planalto Norte. Para o diretor do Inovaparq/Univille, Paulo Bousfield, essa estrutura fortalece o suporte a prefeituras, câmaras municipais, órgãos públicos e empreendedores dentro do chamado “Tratado da Inovação”. “A inovação é indispensável em qualquer instituição, seja pública ou privada. Sem ela, os negócios perdem competitividade”, ressaltou.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Bento do Sul, Andrea Tamanini, destacou que o Planalto Norte vive um novo momento. “Agora, conseguimos alinhar políticas públicas entre as prefeituras e facilitar o acesso das empresas a incentivos, algo essencial para transformar inovação em resultados concretos. Com essa estrutura e conexões fortalecidas, o Planalto Norte poderá alcançar um novo patamar de desenvolvimento”, afirmou.