VÍDEO: Operação apreende mais de meia tonelada de pescado irregular no Litoral catarinense

Botões de Compartilhamento

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio da Polícia Militar Ambiental (PMA), apreendeu, nesta quarta-feira, 26, mais de meia tonelada de pescado sem comprovação de origem, incluindo quatro exemplares de bagre-branco, espécie ameaçada de extinção, além da aplicação de mais de R$ 34 mil em multas. A operação de fiscalização foi realizada nas cidades de Balneário Camboriú, Navegantes e Itajaí para coibir a pesca irregular durante o período de defeso da anchova e do camarão.

Foto: Divulgação / PMSC

Foto: Divulgação / PMSC

As equipes percorreram peixarias, pontos de desembarque de pescado e o Mercado de Peixe de Itajaí, totalizando 15 estabelecimentos fiscalizados. Durante as vistorias, foram lavrados sete autos de infração ambiental por descumprimento das normas estabelecidas pela Instrução Normativa Interministerial MPA/MMA nº 02/2009 (Anchova) e pela Portaria SAP/MAPA nº 656/2022 (Camarão), que determinam a proibição da pesca e comercialização dessas espécies sem a devida comprovação de origem.

O defeso é uma medida essencial para garantir a reprodução das espécies marinhas, protegendo os ecossistemas e promovendo a sustentabilidade da pesca. Durante esse período, a pesca, o transporte e a venda dos animais protegidos sem a devida comprovação de origem são proibidos.

A legislação determina que a pesca da anchova é proibida entre 1º de dezembro e 31 de março, sendo permitido o desembarque até 3 de dezembro de cada ano.

Já o defeso do camarão se estende de 28 de janeiro a 30 de abril no Mar Territorial e na Zona Econômica Exclusiva nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, permitindo o desembarque apenas até 30 de janeiro. Para que a comercialização seja permitida durante o período de restrição, é obrigatória a apresentação da declaração de estoque junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Ainda, respeitando pertinentes orientações sanitárias, parte do pescado apreendido, totalizando 120 kg de anchova, foi doada à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Camboriú, respeitando todas as normas sanitárias vigentes.

Vídeo: Divulgação / PMSC

Notícias mais lidas

Acidente entre carro e motocicleta deixa jovem ferida na BR-280 em São Bento do Sul

Homem é preso por tráfico de drogas em Rio Negrinho

Realeza da 41ª Schlachtfest é escolhida em São Bento do Sul

Bombeiros de Rio Negrinho atendem duas ocorrências graves na SC-112 em sequência na noite de quinta-feira (4)

Irmãos são presos por contrabando em São Bento do Sul

Últimas notícias

Campeonato Municipal de Futebol de Campo 2025 começa neste sábado em Rio Negrinho

Semana da Educação Infantil resgata brincadeiras e cantigas em Rio Negrinho

Cármen Lúcia forma maioria pela condenação de Bolsonaro e aliados

Procon de São Bento do Sul divulga pesquisa de preços dos combustíveis

Parte da Avenida dos Imigrantes será interditada nesta sexta-feira (12)

Confira os filmes que estreiam no Cine Gracher esta semana