Escola Manuel da Nóbrega completa 55 anos de história em Rio Negrinho

Botões de Compartilhamento

Nesta segunda-feira (31), a Escola de Ensino Médio Manuel da Nóbrega celebra seus 55 anos de fundação em Rio Negrinho. Com uma trajetória marcada por transformações e crescimento, a instituição é um dos principais pilares da educação no município.

Uma história de crescimento e inovação

A escola foi criada em 31 de março de 1970, inicialmente com o nome de Colégio Secundário de Rio Negrinho. Nos primeiros anos, suas atividades foram realizadas no prédio do Seminário. Pouco mais de um ano depois, em 22 de outubro de 1971, recebeu a denominação de Colégio Estadual Manuel da Nóbrega, em homenagem ao padre jesuíta Manuel da Nóbrega (1517-1570), líder da primeira missão jesuítica na América.

Ainda em 1971, a escola passou a funcionar em sua sede própria, oferecendo inicialmente apenas a modalidade secundária (atual Ensino Médio). A expansão aconteceu em 1976, quando foi incluído o Ensino Fundamental. Pouco depois, em 1977, a modalidade secundária tornou-se profissionalizante, o que levou à transferência de alunos para outras escolas da região.

Em 1990, o Ensino Médio foi reativado e, no final da década, com a implantação do Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Médio (PROMED), a escola passou a ofertar exclusivamente essa etapa de ensino, juntamente com o curso de Magistério. O processo de centralização do Ensino Médio foi concluído em 2000.

Infraestrutura e modernização

A escola também investiu em melhorias na infraestrutura ao longo dos anos. Em 2002, foi inaugurado o ginásio de esportes, proporcionando mais espaço para atividades físicas e recreativas dos alunos. Em 2006, foi concluída a construção da ala 3, ampliando ainda mais sua capacidade.

No campo pedagógico, a instituição implantou, em 2012, o Ensino Médio Inovador, programa do Governo Federal que se manteve até 2021. Com a reforma educacional em 2022, a escola adotou o Novo Ensino Médio, começando com 12 turmas nesse novo formato.

Atendimento e equipe

Atualmente, a Escola Manuel da Nóbrega atende mais de 800 alunos

•turmas da primeira série (Novo Ensino Médio);

•turmas da segunda série;

•turmas da terceira série;

A escola opera nos três turnos (matutino, vespertino e noturno) e conta com uma equipe administrativa composta pelo diretor geral os assessores de direção, além de assistentes de educação, supervisoras escolares, uma orientadora educacional e um quadro de 63 professores.

Um legado de educação

Ao longo de mais de meio século, a Escola Manuel da Nóbrega consolidou-se como referência em educação em Rio Negrinho. Seu compromisso com a formação acadêmica e cidadã dos alunos reflete-se na história de sucesso de milhares de estudantes que passaram por suas salas de aula.

A comemoração dos 55 anos reforça não apenas a importância da escola para a comunidade, mas também o compromisso com o futuro da educação no município.

Notícias mais lidas

Defesa Civil alerta: frio intenso atinge SC com mínimas de até -4°C e risco de geada

Carro de músico Agnaldo Lima pega fogo na madrugada e equipamentos de trabalho são destruídos

Jovem William Neppl, de 21 anos, morre após uma semana internado na UTI

Rio Negrinho amanheceu congelante registrando temperatura negativa

Morre Juliana Marins, brasileira que caiu em trilha na Indonésia

Últimas notícias

Procon São Bento do Sul divulga pesquisa da cesta básica de julho de 2025

Litoral Norte de SC aumenta produção de arroz e alcança marca recorde na safra 2024/25

Implante contraceptivo hormonal será oferecido pelo SUS

Solidariedade sobre rodas: Rally de Rio Negrinho entrega mais R$ 79 mil em equipamentos para o hospital

Casal de idosos é resgatado após incêndio atingir residência em Rio Negrinho

Arrecadação de impostos no Brasil atinge R$ 2 trilhões em 2025, 19 dias antes do previsto