Escola Manuel da Nóbrega completa 55 anos de história em Rio Negrinho

Botões de Compartilhamento

Nesta segunda-feira (31), a Escola de Ensino Médio Manuel da Nóbrega celebra seus 55 anos de fundação em Rio Negrinho. Com uma trajetória marcada por transformações e crescimento, a instituição é um dos principais pilares da educação no município.

Uma história de crescimento e inovação

A escola foi criada em 31 de março de 1970, inicialmente com o nome de Colégio Secundário de Rio Negrinho. Nos primeiros anos, suas atividades foram realizadas no prédio do Seminário. Pouco mais de um ano depois, em 22 de outubro de 1971, recebeu a denominação de Colégio Estadual Manuel da Nóbrega, em homenagem ao padre jesuíta Manuel da Nóbrega (1517-1570), líder da primeira missão jesuítica na América.

Ainda em 1971, a escola passou a funcionar em sua sede própria, oferecendo inicialmente apenas a modalidade secundária (atual Ensino Médio). A expansão aconteceu em 1976, quando foi incluído o Ensino Fundamental. Pouco depois, em 1977, a modalidade secundária tornou-se profissionalizante, o que levou à transferência de alunos para outras escolas da região.

Em 1990, o Ensino Médio foi reativado e, no final da década, com a implantação do Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Médio (PROMED), a escola passou a ofertar exclusivamente essa etapa de ensino, juntamente com o curso de Magistério. O processo de centralização do Ensino Médio foi concluído em 2000.

Infraestrutura e modernização

A escola também investiu em melhorias na infraestrutura ao longo dos anos. Em 2002, foi inaugurado o ginásio de esportes, proporcionando mais espaço para atividades físicas e recreativas dos alunos. Em 2006, foi concluída a construção da ala 3, ampliando ainda mais sua capacidade.

No campo pedagógico, a instituição implantou, em 2012, o Ensino Médio Inovador, programa do Governo Federal que se manteve até 2021. Com a reforma educacional em 2022, a escola adotou o Novo Ensino Médio, começando com 12 turmas nesse novo formato.

Atendimento e equipe

Atualmente, a Escola Manuel da Nóbrega atende mais de 800 alunos

•turmas da primeira série (Novo Ensino Médio);

•turmas da segunda série;

•turmas da terceira série;

A escola opera nos três turnos (matutino, vespertino e noturno) e conta com uma equipe administrativa composta pelo diretor geral os assessores de direção, além de assistentes de educação, supervisoras escolares, uma orientadora educacional e um quadro de 63 professores.

Um legado de educação

Ao longo de mais de meio século, a Escola Manuel da Nóbrega consolidou-se como referência em educação em Rio Negrinho. Seu compromisso com a formação acadêmica e cidadã dos alunos reflete-se na história de sucesso de milhares de estudantes que passaram por suas salas de aula.

A comemoração dos 55 anos reforça não apenas a importância da escola para a comunidade, mas também o compromisso com o futuro da educação no município.

Notícias mais lidas

Colisão entre carro e motocicleta deixa dois feridos na BR-280 em Rio Negrinho

Motorista morre após colisão frontal entre carro e caminhão na BR-116 em Papanduva

Quem era o piloto que morreu em apresentação no Beto Carrero World

Rio Negrinho brilha com a abertura do Natal Encantado neste sábado

Polícia Militar prende suspeito armado minutos após tentativa de homicídio em Rio Negrinho

Últimas notícias

Amigos do Romerito atuam no Maracanã pelo terceiro ano consecutivo

Projeto Café Literário com Arte valoriza leitura e criatividade na EMEB Selma Teixeira Grabosky

Confira os filmes que estreiam no Cine Gracher esta semana

Rotary Oxford realiza decoração de Natal na Praça Paul Harris

Deputada Paulinha cumpre agenda intensa em Rio Negrinho, anuncia investimentos e reforça bandeiras do mandato

O significado das comidas na ceia de Natal: tradição, fé e união à mesa