Treinamento de atendimento pré hospitalar é realizado no quartel dos bombeiros em Rio Negrinho

Botões de Compartilhamento

Nos dias 27 e 28 de março de 2025, foi realizado no Pelotão de Rio Negrinho (2º/2/9ºBBM) um treinamento de Atendimento Pré-hospitalar (TAPH), que contou com a participação de 24 (vinte e quatro) bombeiros militares e comunitários de todas as Companhias da circunscrição do 9ºBBM.

Durante o treinamento os bombeiros receberam a capacitação para aplicar o teste de glicemia, inserido recentemente nos protocolos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).

Isso garante às guarnições de serviço uma ferramenta a mais para identificar os sinais de uma vítima, contribuindo para um tratamento mais adequado posteriormente.Outro tópico abordado, foi a restrição de movimento de coluna (RMC) e a utilização de tipos diferentes de macas.

O protocolo de APH do CBMSC traz a possibilidade de aplicar a restrição conforme a necessidade, visando o melhor para a vítima, e o uso de macas scoop (maca coletora tipo colher) e macas a vácuo, trazendo conforto ao paciente durante o transporte ao hospital.

Foi realizado ainda oficina de RCP, na qual os instruendos relembraram conceitos importantes inerentes ao tema e colocaram em prática manobras de RCP para ocasiões específicas, como RCP para pacientes com traqueostomia, ventilação boca-estoma, aspiração de líquidos e fluídos e colocação de eletrodos do desfibrilador externo automático (DEA) em variadas situações.

O treinamento destaca o compromisso do CBMSC com a atualização constante de técnicas de socorro, capacitando bombeiros para maior agilidade em emergências e melhor atendimento às vítimas. A iniciativa reforça a missão de salvar com excelência, assegurando à comunidade catarinense um serviço preparado para desafios complexos e cada vez mais alinhado às necessidades da população.

Notícias mais lidas

Defesa Civil alerta: frio intenso atinge SC com mínimas de até -4°C e risco de geada

Carro de músico Agnaldo Lima pega fogo na madrugada e equipamentos de trabalho são destruídos

Jovem William Neppl, de 21 anos, morre após uma semana internado na UTI

Rio Negrinho amanheceu congelante registrando temperatura negativa

Morre Juliana Marins, brasileira que caiu em trilha na Indonésia

Últimas notícias

Conheça as candidatas à realeza mirim da Festa do Agricultor e Motorista 2025

Dois adolescentes ficam feridos após queda de bicicleta em São Bento do Sul

Reforma Administrativa será tema de audiência pública em Rio Negrinho

Capacitação para professores é promovida pela Secretaria de Educação

Homem com mandado de prisão é detido no centro de São Bento do Sul

Câncer de intestino que vitimou Preta Gil é o 3º mais comum no país