Catarinense pretende gastar R$233 em presentes de Páscoa, diz pesquisa da Fecomércio SC

Botões de Compartilhamento

A intenção de gasto do catarinense com presentes de Páscoa subiu 2,1% neste ano. Com isso, o valor chegou a R$233, maior da série histórica. Apesar do aumento nominal, houve uma queda real de 2,6% se considerada a inflação do período (de 4,7%). Os dados constam de pesquisa da Fecomércio SC divulgada nesta segunda-feira (31).

Fotos: Agência Brasil

Segundo o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, a queda era esperada por conta do cenário de alta nos preços da economia brasileira e da redução da intenção de consumo das famílias catarinenses nos últimos meses.

“Estamos diante de um contexto um pouco complicado para as famílias, com aumento de juros e também da inflação. Apesar disso, cerca de 60% dos consumidores acredita que a situação financeira está igual ou melhor do que no mesmo período do ano passado. Acredito que isso explica um pouco desse resultado”, afirma Dagnoni.

A pesquisa da Fecomércio é realizada em sete cidades catarinenses. Em cinco delas, houve crescimento da intenção de consumo. O maior aumento foi em Florianópolis (17%). Em seguida, vieram Chapecó (+13,4%), Blumenau (+10,8%), Joinville (+10%) e Itajaí (+1,8%). Por outro lado, houve queda em Lages (-27%) e Criciúma (-4,9%).

Chocolate para (quase) todo mundo

Entre os 2,1 mil entrevistados pelo levantamento da Fecomércio, 97% afirmaram que darão chocolate como presente nesta Páscoa. Os outros mais citados foram vestuário/calçado (1%) e brinquedos (0,9%).

Entre os tipos de chocolate, o mais citado foi o Ovo de Páscoa industrializado (42,3%). Na sequência, aparecem os chocolates industrializados em geral (como barras e bombons), com 26,9%), os Ovos de Páscoas artesanais (22,1%) e os chocolates artesanais em geral (6,5%).

Compras em cima da hora

Quase 80% dos consumidores pretendem fazer as compras na semana da Páscoa. Desse total, 20% dizem que comprarão na véspera da celebração e 3% no próprio dia. Em contrapartida, 15,7% afirmam que farão as compras com até duas semanas de antecedência, enquanto 3% afirmam que se anteciparão ainda mais, comprando mais de 15 dias antes.

Em relação ao local de compra, o comércio de rua (49,3%) e os supermercados (40,4%) dominaram amplamente as respostas. Lojas de shopping (3,3%) e internet (3%) também foram citadas.

Quase 15% vai viajar

Outro dado interessante trazido pela pesquisa da Fecomércio é sobre a intenção de viagens. De acordo com o levantamento, 14,3% pretendem pegar a estrada ou o avião no período. O índice representa um aumento de 2,6 pontos percentuais em relação ao ano passado.

Fonte: Rede Catarinense de Notícias

Notícias mais lidas

Defesa Civil alerta: frio intenso atinge SC com mínimas de até -4°C e risco de geada

Carro de músico Agnaldo Lima pega fogo na madrugada e equipamentos de trabalho são destruídos

Jovem William Neppl, de 21 anos, morre após uma semana internado na UTI

Rio Negrinho amanheceu congelante registrando temperatura negativa

Morre Juliana Marins, brasileira que caiu em trilha na Indonésia

Últimas notícias

Idoso morre após sair da pista com moto na SC-112 em Rio Negrinho

Nota de falecimento

Mais de 700 novos bombeiros mirins são formados em Santa Catarina

Robson Rodrigues é protagonista em mais um filme catarinense

Comando do 23° BPM recebe visita institucional da OAB de São Bento do Sul

Tancredo Ronska assumirá a Prefeitura no período de 14 dias