Nesta segunda-feira, a circulação marítima mantém a condição para chuva ocasional no Litoral e áreas próximas, intercalando com períodos de melhoria. No decorrer da tarde, o calor combinado a umidade disponível e a formação de um sistema de baixa pressão entre SC e o RS, favorecem a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados, que ganham força a partir da noite nas áreas de divisa com o RS e se estendem para as demais regiões na madrugada da terça-feira (8). O risco é moderado a pontualmente alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas e destelhamentos.
Na madrugada da terça-feira, a chuva e os temporais ganham força nas áreas de divisa com o RS, por causa do sistema de baixa pressão com centro sobre o estado gaúcho. Nessas áreas o risco para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas e destelhamentos é moderado a alto. Nas demais regiões, a chuva ocorre de forma mais isolada e também acompanhada por temporais em alguns momentos. A partir do meio da tarde, a instabilidade começa a se afastar para o oceano diminuindo a intensidade da chuva em SC. Com as nuvens e a chuva, as temperaturas não sobem com máximas próximas a 20°C em todas as regiões.
Na quarta-feira, as instabilidades perdem força em SC e o tempo volta a ficar mais estável em praticamente todas as regiões, mas ainda com a presença de muitas nuvens. Apenas no leste catarinense ainda haverá condições para chuva chuva fraca, de forma intermitente no decorrer do dia, alternando com períodos de melhoria. Pela manhã, as temperaturas seguem amenas e variam entre 12°C e 20°C em todas as regiões. À tarde, mesmo com a presença de muitas nuvens, o sol aparece mais e as temperaturas sobem, variando entre 24°C e 28°C em todo o estado, com valores ligeiramente menores nas áreas de serra.
Na quinta (10) e na sexta-feira (11), o tempo fica firme em todo o Grande Oeste e em parte dos Planaltos, com predomínio de sol e poucas nuvens. No leste catarinense, sol aparece entre variação de nuvens e há condições para chuva fraca, especialmente nos extremos do dia, devido a circulação marítima. Nesses dias, há condições para formação de nevoeiro ao amanhecer, de forma isolada, entre o Meio-Oeste e o Litoral.
Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina